ícone whatsapp

Coronel do CMO usa Tribuna para falar de livro sobre o Forte de Coimbra

18.02.2014 · 12:00 · Palavra Livre

A sessão ordinária desta terça-feira (18) contou com a participação do Coronel Valdenir de Freitas Guimarães, assessor cultural do Comando Militar do Oeste, que fez uso da Palavra em Plenário para apresentar aos vereadores o livro “Forte de Coimbra: uma Fortaleza no Pantanal”, editado pelo CMO, contendo 10 capítulos.

 

A convite do vereador Mario Cesar, presidente da Casa de Leis, o Coronel Vadenir ocupou a Tribuna para destacar a importância da obra que resgata a história do Forte de Coimbra, o qual exerceu posição militar relevante na manutenção do território brasileiro.

 

“Este livro trata da tradição que envolve essa singular fortaleza, com diversos capítulos abordando aspectos históricos, geográficos, econômicos, culturais, religiosos e militares relacionados ao Forte de Coimbra”, afirmou o Coronel Valdenir.

 

O livro tem como autores o Coronel Francisco José Mineiro Júnior, professor do Colégio Militar, o professor e historiador Hildebrando Campestrini, a professora Maria Teresa Garritano Dourado, o advogado e historiador Luiz Eduardo Silva Parreira, o atual comandante da 3ª Companhia de Fronteira, sediada no Forte de Coimbra, major de Infantaria Airton Hilberto Corrêa, o próprio Coronel Valdenir de Freitas, o Capitão José Lourenço Parreira, além dos historiadores Natália Leal da Silva e Divaldo Rocha Sampaio.

 

Ao fim de seu pronunciamento, o Coronel Valdenir distribuiu exemplares da obra para os parlamentares, que fizeram questão de aparteá-lo a fim de destacar a importância deste resgate histórico sobre o Forte de Coimbra e também da própria história de Mato Grosso do Sul.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal