ícone whatsapp

Coordenadora da CIJ fala sobre importância da adoção: ‘É direito da criança crescer em família’

01.06.2023 · 11:24 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

A coordenadora de apoio às articulações interinstitucionais da CIJ (Coordenadoria da Infância e da Juventude), do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Doêmia Ignez Ceni, falou aos vereadores sobre a importância da adoção, em alusão ao Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente em 25 de maio. Ela utilizou a Tribuna a convite do vereador Coronel Villasanti, na sessão desta quinta-feira (01).

“É direito das crianças e dos adolescentes crescerem em família. É muito importante que todos estejamos envolvidos nestas campanhas. Precisamos tornar visível a realidade daquelas crianças que, por algum motivo, foram retiradas do convívio da família biológica”, disse.

Segundo Doêmia, negligencia, envolvimento com drogas e violência são as principais causas de retirada de jovens do convívio familiar. Segundo o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento de Crianças e Adolescentes, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), 31 mil crianças estão em instituições no Brasil. Destes, 4,3 mil estão disponíveis para adoção.

“Nossa legislação é clara: a criança tem a prioridade de crescer em sua família biológica. Excepcionalmente, deve ser colocada em família substituta. Para que elas se tornem novamente funcionais para receber essas crianças, essas famílias precisam das políticas públicas para atendimento às suas necessidades: habitação, renda, tratamento para drogadição e acompanhamento psicossocial”, seguiu.

Ainda conforme o CNJ, há 34 mil pretendentes querendo adotar uma criança no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, são 740 crianças acolhidas. Deste total, 102 estão disponíveis para adoção, e há ainda 279 pretendentes.

“Desde 2019, 524 crianças foram adotadas em Mato Grosso do Sul, e 1.215 crianças foram reintegradas às suas famílias de origem. Se não temos políticas públicas de atendimento às famílias, elas não se tornam novamente funcionais para receber essas crianças”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal