ícone whatsapp

Atendendo convocação, secretário Chadid presta esclarecimentos sobre contratação de professores

03.12.2013 · 12:00 · Palavra Livre

Atendendo uma convocação feita em requerimento pela vereadora Carla Stephanini, presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto, o secretário Municipal de Educação, José Chadid ocupou a Tribuna da Casa de Leis durante a sessão ordinária desta terça-feira (3) para prestar esclarecimentos sobre a contratação de professores temporários para a Rede Municipal de Ensino e a transferência dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) para administração pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação).

 

Chadid explicou aos parlamentares que foi publicado na edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) a convocação de 332 professores, aprovados em concurso público realizado em 2009, o qual tinha validade de dois anos e foi prorrogado por igual período.

 

“Não poderíamos ter convocado em janeiro, o certo seria convoca-los em dezembro, porque tem um período de acomodação. Em julho não poderíamos convocar porque acarretaria um problema para os alunos, que já estavam acostumados com um professor. Estamos honrando uma promessa. Hoje temos 1.593 professores contratados a partir de convocação, sendo que 698 vagas são oriundos de professores afastados por motivo de nomeação como diretores, coordenadores pedagógicos, e que tiraram licença para tratar de interesse particular ou licença para acompanhar cônjuges. Esses professores têm direito de retornar a sua vaga e por isso não podemos convocar os aprovados em concursos para essas vagas”, explanou.

 

De acordo com Chadid, o concurso que vence no dia 21 de janeiro de 2014, foi aberto em 2009 com intuito de preencher 306 vagas, para áreas de educação infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, Artes, Educação Física, Ciências e Espanhol. “De 100 vagas para a educação infantil foram chamados 636 professores, agora estamos chamando os remanescentes. Havia 70 vagas para professores de séries iniciais, todos foram chamados e aumentamos para 346 chamados, sendo que inicialmente eram só 70 vagas. Eram também 70 vagas para professores de Artes, sendo 51 aprovados e 100% foram chamados. O concurso previa 30 vagas para professor de Educação Física. Foram aprovados 214 professores, apenas 47 foram chamados e hoje estamos chamando mais 87, totalizando 134 professores na área de educação física. Eram 20 vagas para professor de Matemática, foram  aprovados 54 professores, todos foram chamados. Eram10 vagas para professor de Geografia, foram aprovados 63 e 23 foram chamados. Agora estamos chamando 28, totalizando 51 chamados. Havia ainda cinco vagas para professor de Ciências, foram aprovados 166. Até ontem havia sido chamados 6 e agora estamos chamando o restante dos 160. Por fim, havia uma vaga para professor de Espanhol, foram aprovados 35 no concurso e apenas um foi chamado, porque não temos outra vaga. Só podemos chamar onde tem vagas, não podemos chamar se não temos onde lotá-los. Apoiamos a luta de vocês, mas tem uma lei e precisamos seguir essa lei. Novos Ceinfs estão sendo construídos e serão entregues no ano que vem e a partir do segundo semestre estamos lutando por novos concursos”, disse.

 

Sobre a transferência dos Ceinfs para administração e gestão pela SEMED, a qual é realizada hoje pela SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), Chadid informou que a transferência será feita o mais rápido possível. “Este é o anseio de todos, principalmente do prefeito e deste secretário que vos fala. Ceinf não é só cuidar é cuidar e educar. Por meio do Decreto 10.000/07 há uma gestão compartilhada. Já começamos um processo de transição, entre SAS e a SEMED, para fazer essa transferência de forma tranqüila para que não haja transtornos para a nossa população e principalmente para nossas crianças. Faremos isso o mais rápido possível, quando estiver tudo organizado. A revogação deste Decreto já está pronta desde abril. O que falta transferir e que ainda pertence à SAS é a convocação de administrativos e nomeação de diretores”, destacou.

 

O secretário de Administração, Ricardo Trefzger Ballock, também foi convocado pela vereadora Carla Stephanini, mas apresentou um atestado odontológico, justificando sua ausência.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal