Vereadora Magali visita leitos do Hospital do Câncer de Campo Grande; e conversa com a população para saber a qualidade dos serviços
27.08.2015 · 12:00 · Outras Notícias
Após dois anos da troca de administração, o Hospital do Câncer José Abrão, em Campo Grande, ainda trabalha para recuperar a saúde financeira e a credibilidade da população. Nesta ultima semana (20/08) a presidente Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Casa de Leis da Capital, vereadora Magali Picarelli (PMDB), a convite do atual diretor presidente do Hospital, Carlos Coimbra, esteve visitando as instalações da Unidade de saúde, para conhecer a implantação dos serviços que estão sendo prestados em benefício a população, e também verificar as principais necessidades do hospital, que considerada referencia no tratamento de câncer no Estado, tenta cumprir o objetivo de não chegar na mesma situação que a Santa Casa, ao ponto de interromper os serviços.
Entre as informações relatadas sobre a Unidade que realiza em média nove mil procedimentos mensais, entre eles, consultas, exames, cirurgias, tratamentos de quimio e radioterapia, está o atraso de alguns repasses e os importantes projetos e programa que o Hospital passou a desenvolver para prosseguir com as ações de captação de doações. Em razão disso, a vereadora Magali, e o deputado Picarelli vêm direcionando os recursos financeiros que possuem, através de emendas parlamentares, a projetos de manutenção e estruturação da Unidade. Até agora, ambos já destinaram mais de 100 mil.
O diretor explica que as doações são parte fundamental na saúde financeira do hospital. Por isso, de acordo com Coimbra, é essencial o apoio da população e da classe política para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população, já que com um orçamento na casa que gira em R$ 2 milhões, o hospital conta com repasse do SUS no valor de apenas R$ 1,7 milhão, divididos entre os governos federal, estadual e municipal.
“Com a proposta de ampliar e sempre melhorar a qualidade, as despesas sempre irão aumentar. E isso significa mais gente sendo atendida”, disse o diretor mencionando sua gratidão àqueles que à exemplo do casal Picarelli, sensibilizados com à causa, quase todos os anos, se comprometem em conseguir ajuda para atender as necessidades do Hospital, e assim visar a melhor estruturação, bem como a qualidade dos serviços.
Obras e benefícios – Durante a visita as dependências do Hospital do Câncer, Magali pôde conhecer de perto um pouco do funcionamento de cada leito, a distribuição das salas e equipamentos, setores de urgência e emergência, o anexo de novos pavilhões que vai ampliar o numero de leitos. Sem falar dos consultórios e ampliação da parte administrativa.
No local, a vereadora ainda constatou uma rotina bastante dinâmica de pacientes oriundos do interior do Estado no tratamento a doença , e por isso fez questão de conversar com as famílias para saber a qualidade no atendimento “Mesmo com as dificuldades que o hospital ainda enfrenta estou feliz em saber que a população está sendo atendida com eficiência e eficácia. Gostei do que vi, principalmente do acolhimento. As pessoas com as quais conversei sobre a unidade fizeram questão de relatar a sua satisfação com a qualidade no atendimento no Centro”, disse a peemedebista, acrescentando que essas emendas significam um avanço muito grande para as entidades existentes em Campo Grande, que de portas abertas para a sociedade procuram sempre realizar um trabalho com excelência, seja na área da educação e assistência social, mas principalmente a área da saúde.
A vereadora concluiu sua visita , reafirmando o seu compromisso em continuar atender as necessidades desta tão importante Instituição. “Eu e o deputado Maurício Picarelli nos colocamos a disposição para contribuir cada vez mais com essa causa tão nobre”.
Janaina Garcia
Assessoria de imprensa da vereadora