ícone whatsapp

Vereador Paulo Siufi mobiliza esteticistas para que projeto de lei seja cumprido e se torne lei estadual e federal

03.12.2015 · 12:00 · Outras Notícias

O vereador Paulo Siufi convidou para usar a Tribuna na sessão ordinária de hoje (03), a esteticista Gabriela Franco Tuller Esposito, que falou sobre o não cumprimento da Lei Municipal nº 5.165/12, que regulamenta que os estabelecimentos de estética instalados no município de Campo Grande, deverão obrigatoriamente ter como responsável um Tecnólogo em Estética, possuidor de diploma de curso superior de Estética e Cosmética.
 
“Eu, as minhas alunas do curso superior de Estética e Cosmética, ex-alunas e colegas de trabalho, estamos aqui hoje para pedir aos senhores o apoio e a Força Política para que este Projeto de Lei seja deferido e se torne uma Lei Estadual e Federal”, disse Gabriela.
 
Aparteando a esteticista o vereador Paulo Siufi, padrinho do curso de Estética e Cosmética e autor da Lei nº 5.162/12, falou como a profissão não era valorizada antes da Lei Municipal. “Em 2012 fomos a 1ª Capital brasileira em regulamentar uma Lei que estabelece e que exige para estas mulheres aqui presentes uma profissão digna, a profissão delas antes não era valorizada. Você Gabriela, junto com a Mariana foram as primeiras a me procurarem e pedirem para que formulássemos uma lei, fizemos audiência pública e mostramos que pessoas não habilitadas deixavam sequelas em outras pessoas”, disse.
 
Em Janeiro de 2012 foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff a Lei Nº 12.592/12, que reconhece as profissões de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador e as enquadra no setor de atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial e corporal.
 
Segundo o vereador Paulo Siufi, a presidente Dilma se equivocou ao colocar as esteticistas junto com os outros segmentos. “É um absurdo juntar as tecnólogas em estética e cosmetologia com os outros segmentos, não desmerecendo, mas as esteticistas estudaram, fizeram curso superior, pagaram suas faculdades, se especializaram para fazer tudo corretamente, agora não é justo alguém que nem estudou, que não é nem habilitado, fazer procedimentos que prejudicarão e causarão sequelas nas pessoas”, afirma.
 
O parlamentar propôs a criação de uma comissão legítima para que possa marcar uma audiência junto com o Deputado Junior Mochi, presidente da Assembleia Legislativa. “Quero uma audiência junto com o presidente da Assembleia Legislativa para termos uma lei estadual e aí sim termos força para ir para o resto do Brasil e fazer com que o Governo Federal regulamente a Lei em apoio às esteticistas a nível Nacional”, conclui Paulo Siufi.
 
Beatriz de Almeida
Assessoria de Imprensa do Vereador