ícone whatsapp

Vanderlei Cabeludo promove show para homenagear artistas regionais

16.04.2008 · 12:00 · Outras Notícias

Um gigantesco show com 20 artistas marca hoje o Dia do Artista Regional em Campo Grande. A iniciativa é do vereador Vanderlei Cabeludo, autor da O Projeto de Lei n° 4.577, que instituiu o Dia do Artista Regional, aprovada no dia 27 de novembro do ano passado, com a intenção de reconhecer o trabalho dos artistas da terra que, além de promover o entretenimento, geram emprego e renda em uma crescente cadeia produtiva. A data foi incluída no calendário cultural e turístico do município. O dia 9 de abril foi escolhido como forma de homenagear o músico sul-mato-grossense Zé Corrêa, que faleceu nesta data 33 anos atrás.

Os shows têm previsão de inicio a partir de 18h, na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. Desfilarão pelo palco Alex e Yvan, Filho dos Livres, Gregório e Grupo Fronteira, Marco Aurélio e Paulo Sérgio, Patty Banda, Munhoz e Mariano, Batô e Fernando, Maike e Matheus, Vitor e Vinicius, Patrícia e Adriana, Julio César e Reinaldo, Escola de Samba da Vila Carvalho, Os Filhos de Campo Grande, Gilson e Junior, Campos e Maia, Marlon Maciel e Grupo, André e Marcos, Banda Olho de Gato, Michele e Banda e Canto da Terra. Porquê Dia do Artista Regional Vanderlei Cabeludo afirma que, como o esporte, a música e as artes em geral são mais que meros entretenimentos.

“Este projeto visa homenagear quem faz da busca pelo belo um meio de vida. Para se ter uma idéia desta cadeia, basta imaginar um único show, que além dos músicos, também se utiliza da mão de obra de produtores, eletricistas, vendedores, garçons, seguranças, gráficos, entre tantos. Por isso, nada mais justo que homenagear os nossos artistas regionais, reconhecendo-os como cidadãos que contribuem para o nosso desenvolvimento”, ressaltou o vereador peemedebista.

Homenageados

A data escolhida para homenagear o Dia do Artista Regional em Campo Grande, 9 de abril, foi escolhida como forma de homenagear Zé Corrêa, um mito da música sul-mato-grossense. Morto precocemente aos 29 anos de idade, em 9 de abril de 1974, ele deixou uma obra monumental, composta de 9 álbuns e 1 compacto. Nascido na fazenda Água Fria, em Nioaque, e criado em Maracaju, Zé Corrêa foi o criador de um estilo único de tocar acordeom, ao juntar o estilo mato-grossense ao tradicional estilo correntino, já que era ouvinte de grandes músicos argentinos desde a infância. Zé Corrêa é considerado o maior nome do chamamé correntino no Brasil e até em países vizinhos, chamado merecidamente de “Rei do Chamamé”.

Zé Corrêa produziu grandes composições que até hoje são gravadas pelos mais diversos acordeonistas, e com seu estilo peculiar de interpretação emplacou grandes temas correntinos que ficaram amplamente conhecidos por conta de suas gravações. Sua estética musical representa todo o universo do campeirismo sul-mato-grossense. Cidades, pessoas, nossa flora e nossa fauna foram elementos que se irradiaram sonoramente pelo seu acordeon, que desde então passou a ser o personagem central da musicalidade do nosso povo. São dele músicas que povoam o imaginário popular como “Orgulho de Mato Grosso”, “Cantar da Angola”, Ranchinho Florido”, “Quilômetro 11”, “O Jacaré”, e “Bela Vista”. Vanderlei Cabeludo se declara um grande fã deste mito de nossa música.

“Tenho paixão pela nossa música regional por causa do Zé Corrêa. Cresci ouvindo seus discos, junto com meu pai, e tenho a certeza que a sua música ajudou a consolidar a nossa cultura sul-mato-grossense, e graças a ele que nos dias de hoje somos uma gente orgulhosa de nossa música e de nossa cultura”, finalizou o vereador.

Assessoria de Imprensa do vereador Vanderlei Cabeludo