ícone whatsapp

Vanderlei Cabeludo homenageia heróis de guerra brasileiros

10.12.2009 · 12:00 · Outras Notícias

Em sessão solene programada para o dia 16 de dezembro, a partir de 9h, a Câmara Municipal de Campo Grande fará merecida homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que lutaram na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Durante o evento serão entregues 21 medalhas do Mérito da Força Expedicionária Brasileira, quase todas a elas para ex-combatentes ainda vivos, 13 no total.

Também recebem a comenda um civil e 7 militares que dão sua parcela de contribuição no resgate e na perpetuação desta importante parte da história recente do Brasil. Segundo o autor do requerimento que da sessão solene, vereador Vanderlei Cabeludo, “a melhor forma de homenagear esses verdadeiros heróis brasileiros e o respeito da comunidade.

Além disso – temos, como representantes do povo, o dever de resgatar e preservar essa história. Qualquer homenagem que prestemos a eles ainda será pouco diante de seus serviços à pátria”.

Ineditismo
Esta será a primeira experiência de premiação de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial no Brasil. E a Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira foi criada pela Câmara Municipal de Campo Grande, por iniciativa do vereador Cabo Almi e é a única específica do País. História A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi a força militar brasileira de 25.334 homens que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Constituída inicialmente por uma divisão de infantaria, acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época que era "mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".

Boa parte da história de nossos combatentes foi registrada em um trabalho audiovisual por Renan Kubota e Vinicius Squinelo Zanetti, em um interessante e bem acabado trabalho de conclusão de curso de jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este trabalho poderá será mostrado durante a sessão solene do dia 16.

Assessoria do vereador