ícone whatsapp

Vanderlei Cabeludo aguarda confirmação de Copa 2014 no Brasil na terça-feira

26.10.2007 · 12:00 · Outras Notícias

A Federação Internacional de Futebol – FIFA, anuncia na próxima terça-feira, 30 de outubro, às 11h de Brasília, o Brasil como sede da copa do mundo de futebol no ano de 2014. O presidente Luis Inácio Lula da Silva – acompanhado de uma delegação que inclui governadores, deputados e senadores, desportistas e representantes das cidades candidatas, estará em Zurique, na Suíça, para acompanhar o evento.

O vereador Vanderlei Cabeludo deverá compor a delegação que estará na sede da FIFA. “Confirmando Brasil, como será confirmado na semana que vem, começa a briga das cidades. E Campo Grande é uma forte candidata, pelas qualidades que tanto falamos desde que lancemos o projeto, em março passado”, comentou o vereador peemedebista. E nem os problemas que a cidade tem para enfrentar afasta o otimismo de Vanderlei Cabeludo. “É claro que a nossa cidade não está totalmente pronta para receber a copa. Aliás, nenhuma cidade está. Temos questões para resolver, como o transporte, por exemplo, apontado pela FIFA como negativo. Mas o prefeito Nelsinho Trad já está correndo atrás de recursos para construir, por exemplo, o metrô de superfície, que vai revolucionar o sistema de transporte da Capital”, apontou Vanderlei Cabeludo.

Histórico

A proposta para fazer de Campo Grande candidata a subsede da Copa do Mundo 2014 foi feita por Vanderlei Cabeludo na tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande na sessão do dia 28 de março. Um requerimento foi aprovado por unanimidade na Casa, e enviado a diversas autoridades, entre elas o prefeito Nelson Trad Filho, o governador André Puccinelli, bancada estadual, bancada federal – além da presidência da Republica e Ministério dos Esportes. Imediatamente, o prefeito Trad assumiu a proposta. “Quando vi a proposta pela primeira vez eu disse, ‘esse vereador é louco, mas aos poucos fomos percebendo a viabilidade da proposta’. Nomeamos uma comissão especificamente para trabalhar nisto, e a nossa candidatura foi tomando forma”, faz questão de dizer o prefeito sempre que provocado sobre o assunto.

A idéia surgiu, principalmente, por Vanderlei Cabeludo acreditar que Campo Grande tem totais condições para sediar os jogos, por ser uma cidade moderna, de ruas largas e arborizadas, abrigar o maior estádio universitário da América Latina (o Morenão) e, principalmente, por perceber o crescimento exponencial que a cidade experimenta sendo, inclusive, a primeira capital brasileira sem favelas.

A partir daí, a candidatura de Campo Grande a subsede da Copa 2014 foi apresentada a Federação Internacional de Futebol – FIFA, no dia 25 de agosto deste ano, por uma delegação que incluía o prefeito Nelson Trad Filho, o governador André Puccinelli, o senador Delcídio do Amaral, o reitor da UFMS, técnicos da prefeitura e do governo, músicos regionais e com o apoio do ex-atleta Carlos Alberto Torres, o capitão da seleção de 1970, tri-campeã mundial na Copa do México.

A apresentação de Campo Grande foi bastante elogiada, e a expectativa é a melhor possível. Principalmente porque fontes como o jornalista Anselmo Góis, de O Globo, garantem que a FIFA já demonstrou total interesse em ter a Copa do Mundo no Pantanal, exatamente porque quer que os jogos de 2014 sejam voltados para a ecologia. Mato Grosso do Sul abriga 70% do Pantanal, e ainda pode oferecer ao mundo Bonito – o principal destino ecológico brasileiro, eleito pela revista Quatro Rodas, além de maravilhas como Bodoquena, entre tantos.

Na Câmara Municipal

Desde o primeiro momento a luta de Vanderlei Cabeludo teve apoio incondicional por parte dos demais vereadores. Vanderlei Cabeludo encontrou apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Edil Albuquerque, na realização de duas audiências públicas e nas viagens que necessitou realizar, duas para Brasília e outras duas para o Rio de Janeiro. A primeira viagem a Brasília foi em 19 junho, para apresentar a proposta campo-grandense aos oito deputados federais e aos 3 senadores sul-mato-grossenses.

Outra viagem a Brasília aconteceu em 29 de agosto, para participar da reunião – juntamente com a bancada federal, com o ministro dos esportes, Orlando Silva Junior. Neste encontro, Silva Junior declarou ser grande as possibilidades de a Capital Morena receber a copa do mundo.

No Rio de Janeiro, Vanderlei Cabeludo participou, juntamente com o prefeito Nelson Trad Fiho, da primeira reunião do Comitê pela candidatura brasileira, no dia 18 de agosto. Nesta reunião, foram detalhados todos os procedimentos necessários para a apresentação das cidades para a FIFA, o que aconteceu em 25 de agosto. Rogério Alexandre Zanetti Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal