Siufi critica ação do Governo Federal que quer contratar médicos estrangeiros
11.06.2013 · 12:00 · Outras Notícias
O Vereador Paulo Siufi (PMDB) falou nesta manhã, sobre o plano do Governo Federal para trazer médicos do exterior e suprir a falta desses profissionais nas regiões mais afastadas dos grandes centros. Siufi usou a Tribuna, durante sessão na Câmara Municipal de Campo Grande, para se posicionar contrário à medida que pretende contratar seis mil médicos estrangeiros. Para Paulo Siufi, o governo deveria promover a valorização dos profissionais brasileiros que se dedicam por seis anos de estudos e outros seis conforme a especialização escolhida.
Para amenizar a falta de médicos no interior do país o governo estuda contratar profissionais espanhóis, portugueses e cubanos. Na avaliação do Vereador, o que falta é a valorização dos médicos. “A falta de médicos no interior é um problema gerado pelo não pagamento de salários por parte das prefeituras. Eles recebem promessas de salários de R$ 15 a 20 mil, mas o que ocorrer na verdade é que os pagamentos são efeitos apenas nos dois primeiros meses”, defendeu.
Paulo Siufi lembrou ainda que as condições de trabalho oferecidas nas prefeituras não permitem que o médico exerça a função de uma forma digna. “Falta equipamentos de raio X e outros, além da infra-estrutura que é sempre muito precária”. Na opinião de Siufi, caso a medida seja adotada, os médicos estrangeiros devem ser submetidos a avaliações para confirmar se estão aptos a exercerem a medicina. “Na minha opinião, o que eles querem é trazer gente que não esta trabalhando em seu país de origem”.
Adriany Vital – Assessoria do Vereador Paulo Siufi