ícone whatsapp

Roberto Durães um vereador afinado com a cultura do estado

15.03.2016 · 12:00 · Outras Notícias

Buscando apresentar uma atitude diferente dos políticos tradicionais de Campo Grande, o vereador Roberto Durães, tem sido incansável em sua ainda curta trajetória política. Para mostrar, que político não deve trabalhar apenas em época de campanha eleitoral e sim todos os dias de sua vida, o parlamentar tem feito uma verdadeira maratona do seu dia a dia.
 
No sábado pela manhã, dia 12 de março, enquanto, Durães e o ex-jogador de futebol Laércio Santos visitavam amigos desportistas da capital, a assistente social Jacira da Silva Nantes e o jornalista Agnaldo Cardoso, cumprindo promessa do vereador, acompanhavam a superintendente de Economia Criativa da SECTEI – Secretaria de Cultura, Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, Cláudia de Medeiros, em visita ao maestro Jorcy Neves Luiz e sua esposa Sebastiana Neves Luiz, que comandam um projeto maravilhoso de ensino a crianças e adolescentes a tocar viola e cantar música caipira, criando a Orquestra de Violeiros Mirins de Campo Grande, sem qualquer recurso público ou privado.
 
Ao conhecer, Durães se apaixonou pelo projeto e disse que buscaria caminhos, que pudessem ajudar o casal de professores musicais. Um de seus compromissos era exatamente apresentar esse trabalho a Secretaria de cultura de Mato Grosso do Sul, promessa feita e cumprida. Cláudia de Medeiros, também se deslumbrou ou ver o talento nato de tantas crianças. “Sou pantaneira e sempre trabalhei nessa vertente da cultura e confesso que esse trabalho me encantou”, afirmou à superintendente, que fez um compromisso com as crianças e com os professores de buscar os meios possíveis para dar visibilidade a aquele trabalho.
 
No dia seguinte, ela já despachou com o secretário de Cultura do Estado Athayde Nery e tomou outras providências relacionadas ao Projeto, como a de conseguir uma apresentação da orquestra em uma fazenda de turismo no Pantanal. “Essa é uma forma diferente de se fazer política, enquanto homem público, que somos não podemos deixar de olhar com atenção a cultura da nossa cidade e do nosso estado”, disse Roberto Durães.
 
No domingo, dia 13 de março, Roberto Durães esteve pela manhã na Praça Bolívia, localizada no bairro Santa Fé, onde o grupo boliviano folclórico Tikay, comandado por Yngra Lídia Flores Padilha, tradicionalisou o encontro da cultura sul-mato-grossense e boliviana naquele local, que em 2016 comemora 11 anos de evento, que se realiza a cada segundo domingo de cada mês, mostrando toda as diversidades culturais existentes em Mato Grosso do Sul. Naquele domingo, além de outras atrações, um dos destaques, foi o Grupo Colônia Paraguaia Danças Folclóricas, que além de Campo Grande, já se apresentou em várias capitais do país, como Natal, Rio Grande do Norte, além de Bolívia e Paraguai.
 
“Sempre me comuniquei bem com a cultura, especialmente a música e a dança, por isso faço questão de apoiar esse tipo de manifestação”, afirmou o vereador. Já no período vespertino, Durães, foi recebido por centenas de pessoas, que lotavam as dependências do Centro Comunitário da Associação de Moradores das Moreninhas I e II, em um festival de prêmios, organizado pelo Dauri Jorge Fernandes, o Jorginho, presidente da entidade.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador