09.08.2012 · 12:00 · Outras Notícias
Com o objetivo de fomentar a defesa do meio ambiente na Capital, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Paulo Siufi protocolou o Projeto de Lei que institui na rede pública de ensino municipal,o Programa de Sustentabilidade Ambiental que consiste em organizar nas escolas municipais um conjunto de atividades visando implementar a educação ambiental na rede pública e conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas ambientais do município em especial da região do entorno de cada unidade escolar.
A proposta que tramita na Casa de Leis traz iniciativas que objetivam identificar os problemas ambientais, como áreas verdes na escola e na região; poluição do ar; adensamento populacional na região; grau de inclusão e exclusão social; saneamento básico na escola e na região; trânsito e transporte público; proteção do solo e das águas; proteção da fauna e da flora; políticas de urbanização da região; conhecer as ações ambientais previstas no Plano Diretor; além de avaliar as ações ambientais propostas pelos movimentos em defesa do meio ambiente, em especial as previstas na Agenda 21. “Ao ser desenvolvido pelos profissionais de educação, alunos e pais, o Programa cria a possibilidade de sensibilizar a comunidade e as novas gerações para a importância da defesa do meio ambiente, a necessidade de organizar ações em defesa da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, no Município de Campo Grande. Consideramos que as medidas governamentais em defesa do meio ambiente só atingirão o objetivo de um desenvolvimento sustentável em Campo Grande se houver a adesão da população”, acredita Paulo Siufi.
Estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, apontou o Brasil em 54ª posição, dentre 57 países participantes, em relação à prova de Ciência onde as questões se referiam a meio ambiente. O Estudo destaca a importância de preparar jovens com conhecimentos para enfrentar os desafios ambientais e a educação brasileira deve assumir a responsabilidade de preparar os jovens para a preservação do meio ambiente. “ A escola além de ser uma instituição onde se tem acesso ao conhecimento é também um espaço de socialização. Entendemos que os educadores ao conhecerem com profundidade os problemas da região onde a escola está inserida, com certeza terão mais sucesso na busca de uma educação de qualidade para os alunos e para a sociedade”, assegura Paulo Siufi.
Ana Rita Chagas
Assessoria de Imprensa