15.07.2011 · 12:00 · Outras Notícias
A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na manhã desta quinta-feira, 14 de julho, Projeto de Lei do vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB) que estabelece o número mínimo de salva-vidas em clubes sociais e balneários de Campo Grande.
Pela proposta aprovada, é obrigatória a presença de um salva-vidas a cada 500 metros quadrados de piscina ou área de banho nos estabelecimentos de lazer, sendo que este profissional tem que estar adequadamente preparado para a função, com bom preparo físico e ter tido acesso a cursos específicos para a função.
O vereador justifica o projeto lembrando que somente nos dez primeiros meses do ano passado 39 pessoas morreram afogadas em Mato Grosso do Sul, uma média que vinha sendo mantida nos anos anteriores. E os motivos de tantos acidentes se dividem em falta de experiência e de conhecimento do local, falta de cuidado com as crianças, incidência de dores musculares – principalmente de cãibras, e de excesso de bebida e comida, desconhecimento da altura e profundidade das piscinas, incidência de paraplegia (paralisia das pernas e da parte inferior do tronco) e falta de materiais antiderrapantes nas bordas das piscinas, entre tantos.
Para o vereador o projeto pode salvar vidas e gerar empregos para os profissionais. “Temos que nos preparar para o verão, e ter os salva-vidas nos clubes e balneários é uma medida em favor da vida. Além disso, novos profissionais estarão trabalhando, gerando emprego e renda para as famílias campo-grandenses. Espero sinceramente que os responsáveis pelos estabelecimentos de lazer cumpram a lei. Nossa gente agradece”, finalizou Vanderlei Cabeludo.
Assessoria de Imprensa do Vereador