ícone whatsapp

Projeto de Paulo Siufi pretende estimular empresas a contratar recém-formados de cursos de graduação e ensino técnico

21.08.2012 · 12:00 · Outras Notícias

Está em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a estimular por meio de implantação de programas e benefícios fiscais, Pessoas Jurídicas e Físicas estabelecidas no município de Campo Grande a contratar recém-formados nos cursos de graduação e ensino técnico profissional.

 

Pela matéria, que é assinada pelo vereador Paulo Siufi, será considerado recém-formado aquele que tenha concluído os cursos de graduação e/ou ensino técnico profissional em até 02 (dois) anos anterior à data do vínculo empregatício. De acordo com o Projeto, a contratação deverá ser realizada em áreas compatíveis com a formação das pessoas abrangidas em lei.

 

Segundo Paulo Siufi, a iniciativa se faz necessária porque a taxa de desemprego entre os jovens e recém formados é quase três vezes superior à parcela de trabalhadores mais maduros. Pesquisas asseguram ainda que, quatro em cada dez desempregados são jovens com menos de 25 anos de idade. “Essa situação crítica, em que os adolescentes e jovens adultos se vêem sem perspectivas de exercício de uma atividade produtiva, é um dos fermentos mais eficazes para o aumento da violência, da marginalidade e do crime, em nossa sociedade”, explica Paulo Siufi.

Conforme o parlamentar, a idéia básica “é direcionar os instrumentos de incentivo para um grupo específico de trabalhadores jovens, que serão contratados nas mesmas bases dos outros trabalhadores da empresa, desde que suas contratações representem acréscimo no número de empregos. Com isto, evita-se a convivência, em um mesmo ambiente de trabalho, de empregados sob regimes diferentes de contratação”  disse o parlamentar.

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal