ícone whatsapp

Portugueses são homenageados em Sessão Solene pelo vereador Mario Cesar

16.07.2009 · 12:00 · Outras Notícias

Em Sessão Solene comemorativa aos 80 anos da Associação Luso–Brasileira de Campo Grande, realizada no dia 14 de julho, os descendentes de portugueses Abadio Cação e Antonio Manuel Cordeiro Leal foram homenageados pelo vereador Mario Cesar. A solenidade contou com a presença da presidente da associação, Maria de Fátima Corado Gabriel, que falou em nome de todos os premiados lembrando a importância da imigração de povos portugueses para o Mato Grosso do Sul.

Filho de lusitanos nascidos em Figueira da Foz, Abadio tem 90 anos e é casado há 65 anos, sendo um dos sócios fundadores do Centro Beneficente Português, criado em 14 de junho de 1929, e que mais tarde se transformaria na associação homenageada, onde ocupou por diversos anos cargos na diretoria. Hoje é freqüentador assíduo dos eventos tradicionais realizados pela entidade, também conhecida como Clube Estoril.

Apesar de mais jovem, Antonio Manuel guarda muitas semelhanças com Abadio. Antonio nasceu no município de Figueira da Foz e veio para o Brasil aos 8 meses de idade, em 1951. Ele é neto de Antonio Ferreira Damião, sócio fundador da Associação Luso-Brasileira da Capital, na qual já exerceu as funções de Diretor de Obras e Patrimônio, Tesoureiro, Conselheiro Fiscal, Conselheiro de Remidos e atualmente está no cargo de Diretor Financeiro Adjunto (2º Tesoureiro).

Vitor Yoshihara
Assessoria de Comunicação do Vereador Mario Cesar