11.05.2009 · 12:00 · Outras Notícias
Diversas missas nessa semana celebram os 70 anos da Paróquia São João Bosco, em Campo Grande. A programação também comemorou os 10 anos do Centro Social Dom Bosco.
Na noite de quinta-feira (07), aconteceu a missa em Ação de Graças pelos 70 anos da Paróquia. A celebração ocorreu no teatro do Colégio Dom Bosco, e foi presidida pelo arcebispo de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, acompanhado por toda a família salesiana.
“Sinto-me muito feliz em participar de uma comemoração tão grandiosa como esta, e quero aproveitar a oportunidade para congratular com todos aqueles que fizeram e fazem parte da construção de sua trajetória cristã”, comentou Pedra.
Nascida do desmembramento da antiga Paróquia de Santo Antônio de Campo Grande, em 7 de maio de 1939, a Paróquia São João Bosco foi então confiada aos salesianos e, por isso, desde o início contou com a presença das irmãs, as filhas de Maria Auxiliadora.
Dezesseis párocos se alternaram em 19 épocas distintas da Paróquia São João Bosco: o primeiro foi o Padre João Greiner que, à época, era também diretor do Colégio Dom Bosco, onde ficava a sede da paróquia. Seguiram-se os padres José Luiz Valentim, José Hardy, Tomaz Ghirardelli, João Pian, o vigário substituto Osvaldo Lobo, Francisco Czapla, Francisco Guerci, Heitor Castoldi, João Pancot, José Foralosso, Pascoal Forin, Fortunato Favaro, Giulio Boffi, Slawomir Bronakowski, o padre Waldomiro e o atual pároco Tiago Figueiró, que junto ao padre José Alves de Araújo, ordenaram-se como os primeiros padres campo-grandenses em 1981.
O mais popular salesiano dentre os párocos da São João Bosco foi o Padre Tomaz Ghirardelli, que nos idos de 1943 ficou conhecido como o "apóstolo dos enfermos e amigo dos pobres", com seus sermões e discursos sempre inspirados na vida e nos exemplos de Dom Bosco.
Após a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, a capela do colégio Dom Bosco, onde funcionava a Paróquia São João Bosco, necessitou de uma nova sede. Com a doação do terreno por ex-alunas salesianas e a ajuda valiosíssima de fiéis, iniciou-se um trabalho voluntário para arrecadação de fundos em prol da construção da sede hoje instalada à Rua Paraíba nº 1787 no bairro Vila Gomes, um orgulho a todos os seus freqüentadores.
São 70 anos de história, permeada entre dificuldades, lutas e superações, sempre em nome da comunidade salesiana e os valores da igreja católica, tornando-se uma igreja-símbolo em Campo Grande, por suas iniciativas em prol dos mais necessitados, através de creche, centro social, educação à juventude e cursos diversos, inclusive de caráter profissionalizante.
Assessoria de Imprensa do vereador