Orquestra Sinfônica Municipal: Luiza Ribeiro solicita convocação de concursados
08.04.2014 · 12:00 · Outras Notícias
A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) apresentou na sessão desta terça-feira um oficio solicitando a convocação imediata dos músicos que foram aprovados em concurso público para incorporarem a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande que foi criada pela lei n. 4403 de 30 de agosto de 2006, com 60 cargos efetivos para instrumentistas e dois para maestros.
No ano de 2007 foi aberto o primeiro concurso público sendo aprovados aproximadamente 25 candidatos, as vagas restantes foram preenchidas por músicos contratados. Já em 2012 foi aberto um novo processo de seleção (publicado no DIOGRANDE n. 3480 de 15 de março de 2012), visto que dos 25 instrumentistas aprovados no primeiro concurso (2007) restavam apenas 08 no quadro de pessoal efetivo. Foram oferecidas 32 vagas para Profissional de Música (nível Superior) e 20 vagas para Instrumentista Musical III (nível Médio), totalizando 52 vagas que completariam os 60 cargos previstos na lei supracitada. A homologação deste concurso foi publicada no DIOGRANDE nº 3.553 de 04 de julho de 2012, sendo que para a orquestra, foram aprovados apenas 23 instrumentistas que até a data de hoje não foram convocados.
No mesmo sentido, os aprovados no concurso público para o quadro técnico da Fundac, que teve o resultado final homologado no dia 09 de abril de 2012 e publicado no Diário Oficial do dia 10 de abril de 2012, ainda não foram convocados para assumir as vagas previstas em edital. “É importante lembrar que uma das principais ações previstas no Plano Municipal de Cultura, aprovado em 2010, é a reestruturação do corpo técnico da Fundac, que há muito tempo encontra-se deficitário prejudicando a gestão da cultura em nossa cidade”, comentou a vereadora.
A Orquestra desde a sua fundação, acarreta diversos problemas de ordem administrativa e cultural, pois a falta de um corpo fixo estável de músicos prejudica o desenvolvimento artístico e o cumprimento dos objetivos que balizaram sua criação, quais sejam, divulgar a cultura musical instrumental, democratizar o acesso da população a esse estilo, contribuir para a sua formação musical e resgatar e valorizar a música erudita. “Mesmo com todas as dificuldades a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande vem cumprindo o seu papel, se apresentando em média 30 vezes no ano, tanto em Campo Grande como no Estado. Além disso, músicos da orquestra já percorreram toda a América Latina levando a música produzida em nossa cidade”, finalizou a vereadora.
Marinete Pinheiro
Assessoria de imprensa da vereadora