ícone whatsapp

Março Lilás: Câmara reforça campanha de combate ao câncer do colo de útero

01.03.2023 · 7:56 · Outras Notícias

A Câmara Municipal de Campo Grande lançou neste mês a campanha Março Lilás, que visa a conscientização sobre a prevenção do câncer do colo de útero. No Brasil, a doença é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer.

A campanha foi lançada pela Casa de Leis com publicidade em seus veículos de comunicação oficiais. O diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV (Papilomavírus Humano), chamados de tipos oncogênicos.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical), que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.

Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Com informações do Inca