ícone whatsapp

LDO 2009: Vanderlei Cabeludo quer construção do Hospital Infantil Municipal

17.05.2008 · 12:00 · Outras Notícias

Com a intenção de beneficiar milhares de crianças – principalmente as mais carentes, o vereador Vanderlei Cabeludo vai apresentar uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, para que se aloque recursos suficientes para a construção do Hospital Infantil Municipal.

Para o vereador peemedebista, a obra é necessária e compatível com o tamanho da capital e a capacidade do orçamento municipal. “O que constatamos hoje é que os postos de saúde e os hospitais infantis particulares estão sempre lotados, principalmente em épocas como esta, de mudança brusca de temperatura.

O Hospital Infantil Municipal cobriria esta lacuna, e daria mais condições humanas e materiais para atendimento de nossas crianças”, empolga-se Vanderlei Cabeludo. Algumas cidades – como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis -, já dispõem do Hospital Infantil Municipal.

A idéia da construção de uma estrutura para atender as crianças pode produzir excelentes resultados porque, mais do quê tratar uma patologia, as condutas voltadas para o atendimento infantil propicia uma visão paciente bio-psico-social e espiritual, fundamentadas no conceito de integridade da criança e do adolescente, percebendo o ser humano em sua individualidade. Assim, estará resgatando a dignidade do paciente e de seus familiares, que receberá um acolhimento global e não apenas quanto à sua patologia que justificou o seu atendimento.

Para Vanderlei Cabeludo, essa conduta de humanização é uma saída para melhorar as condições de bem-estar da população infantil, bem como pode contribuir decisivamente para diminuir a população que diariamente visita postos de saúde e hospitais. “Acredito que um hospital infantil vai contribuir para aliviar o sofrimento das crianças e dos pais, porque vai promover uma recuperação com qualidade e solidariedade.

Também tenho a certeza que um hospital infantil vai diminuir o tempo de internação, à medida que terá melhores instrumentos, pessoal capacitado no atendimento infantil e também disponibilizará ferramentas interessantes e poderosas, como a brinquedoteca, por exemplo”, empolga-se Vanderlei Cabeludo.

Um provável Hospital Infantil Municipal estaria capacitado para atendimento como em ambulatório, anestesiologista, banco de leite, cardiologia, fonoaudiologia, fisioterapia, gastroenterologia, nefrologia, neonatologia, oncohematologia, odontologia, pneumologia, psicologia, terapia ocupacional, cirurgia pediátrica geral e especializada.

A de Vanderlei Cabeludo à Lei de Diretrizes Orçamentárias sugerindo a construção do Hospital Municipal infantil vai ser protocolada no início da próxima semana, e Vanderlei Cabeludo acredita em sua aprovação. “Acredito que os vereadores vão aprova-la, bem como o prefeito Nelsinho Trad, que é um administrador competente e seguro, além de ser um profissional da medicina e entender a importância desta obra”, finalizou o vereador.