Dr. Cury defende ações efetivas em proteção e acolhimento às pessoas idosas
14.04.2016 · 12:00 · Outras Notícias
A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa no Estado realizou, nesta quarta-feira (13/4), na Assembleia Legislativa de MS, Audiência Pública que abordou temas referentes à implementação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à pessoa idosa. Representando a Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador e médico Dr. Eduardo Cury (Partido Solidariedade) compôs a Mesa Diretora do evento.
Ao fazer uso da palavra, Dr. Cury fez questão de pontuar a ausência de ações efetivas em proteção e acolhimento às pessoas da Terceira Idade. Na Saúde, exemplificou, é necessário que haja prioridade em certos procedimentos médicos, bem como na realização de exames laboratoriais e de imagem.
A compartilhar sua experiência adquirida como coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), Dr. Cury advertiu que as famílias precisam tratar de forma mais acolhedora e carinhosa seus idosos.
Dr. Cury fez ainda outras observações importantes para o bem-estar dos idosos:
– É preciso fazer adaptações para evitar que o idoso seja vítima de acidentes dentro da própria casa;
– É necessário garantir aos idosos serviço de internação médica domiciliar;
– Política mais eficiente com relação à distribuição de medicamentos, inclusive com entrega domiciliar;
– Implementação de prática de esportes para a terceira idade;
– Fiscalização efetiva para exigir que os estacionamentos destinados aos idosos não sejam ocupados, como são hoje, por qualquer pessoa.
Ao finalizar sua explanação, Dr. Cury buscou sensibilizar as famílias para que sejam mais generosas e respeitosas com seus idosos.
Para Dr. Cury, é revoltante o fato de a cada hora pelo menos dois idosos sofrerem algum tipo de violência no Brasil. A situação é tão grave, que o homicídio é a terceira causa de morte entre os idosos.
Diante do triste quadro, Dr. Cury defende alterações no Código Penal para incluir este tipo de crime no rol dos hediondos, que tem punição maior. “Apoio a iniciativa de tornar ‘idosocídio’ o homicídio praticado contra vítima maior de 60 anos de idade”.
Assessoria de Imprensa do Vereador