ícone whatsapp

Carla lamenta perseguição a adolescentes no Instituto Mirim

12.09.2013 · 12:00 · Outras Notícias

Ocupando a tribuna da Câmara durante a  palavra livre, a  vereadora Carla Stephanini abordou assuntos que estão envolvendo a área de  educação, cuja Comissão Permanente é presidente. Carla demonstrou que, por ineficiência ou descaso da administração municipal, crianças, mães trabalhadoras e, enfim, famílias estão sendo prejudicadas devido à não liberação de Ceinfs –Centros de Educação Infantil que obras físicas estão concluídas, há algum tempo, a exemplo do Vida Nova III.
 
Na região, dezenas de mães estão impedidas de trabalhar por não terem onde deixar os filhos. O Ceinf em questão deveria atender famílias  residentes  em vários bairros do entorno, como é o caso do Tarsila do Amaral, Jardim Anache e Nova Lima, entre outros, onde as pessoas  não conseguem entender o fato  da estrutura física  estar concluída e aguardando  móveis e equipamentos há tanto tempo.
 
Carla denunciou, também, a situação vivida por adolescentes que  fazem parte  da unidade II do Instituto Mirim que manifestaram descontentamento  com a substituição de professores e,  em função disso,  estão passando por perseguição chegando ao ponto de uma das  adolescentes ser trancada por cerca de uma hora em uma sala “para esfriar a cabeça”.
 
A vereadora  afirmou ser inconcebível que ocorram  atitudes com a que foi tomada pela direção  da unidade do Instituto Mirim, uma vez que “a entidade tem como missão, além da preparação e encaminhamento  ao mercado de trabalho, a educação para a  cidadania”. Assim sendo  a  vereadora, ao exigir que sejam tomadas providências, citou o fato do Ministério Público Estadual, ter desencadeado investigação a respeito.
 
Ainda  durante a palavra livre,  Carla lamentou a tragédia que ocorreu na  Escola José Barbosa Ferreira, na Vila Bordon, onde uma estudante foi assassinada por outra aluna. Para  vereadora, se  essas adolescentes tivessem recebido orientações como as que eram transmitidas  no passado pelo Instituto Mirim, provavelmente o fato não teria acontecido.
 
Apartes
 
O pronunciamento da vereadora Carla Stephanini recebeu apartes de, pelo menos, cinco outros vereadores que lhe  deram apoio “por ter trazido ao Plenário assuntos de tal relevância, que necessitam  ser  discutidos  à exaustão”.
 
Os vereadores deixaram pública a  preocupação com a possibilidade de  encerramento das atividades do Instituto Mirim .  Relatam que projetos sociais que atendem crianças e adolescentes carentes estão se extinguindo dada a falta de contrapartida da prefeitura.
 
Karen Andrielly
Assessora Parlamentar ver. Carla Stephanini