ícone whatsapp

Câmara aprova proposta para criar Parlamento Jovem

16.12.2010 · 12:00 · Outras Notícias

Para incentivar a participação da juventude nas deliberações ocorridas na Câmara Municipal de Campo Grande, os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (16), em turno único de discussão e votação, a proposta assinada pelos vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Jamal Salém (PR), que dispões sobre a criação, no âmbito da Câmara, do “Parlamento Jovem”.

De acordo com o presidente da Casa, Paulo Siufi, o Parlamento Jovem do Município de Campo Grande tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato. Segundo o projeto, o exercício do mandato terá caráter instrutivo e ocorrerá todos os anos, na última quarta-feira do primeiro semestre, em data acordada pelo Colégio de Líderes, observada a rotina de trabalhos na Câmara.

O Parlamento Jovem do Município de Campo Grande será constituído por estudantes da 5ª a 9º Série do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, devidamente matriculados, em idade entre 9 a 18 anos.“A partir do ano que vem estaremos com o parlamento jovem, para que os jovens possam participar do legislativo , vai ter o sentido de trazer a juventude para o parlamento, discutir com a juventude os problemas que hoje Campo Grande atravessa, propondo melhorias”, disse Siufi durante a votação da proposta.

Pela matéria, o Presidente da Câmara Municipal nomeará uma Comissão Executiva, composta por Vereadores, encarregada de implementar todos os procedimentos necessários para a realização da sessão do Parlamento Jovem do Município de Campo Grande.

Segundo o projeto, os trabalhos do Parlamento Jovem do Município de Campo Grande serão dirigidos por uma Mesa executiva, eleita pelos estudantes, composto por Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários. A legislatura terá a duração de um dia, verificando-se o seu início com a diplomação, seguida da posse dos vereadores e findando-se com a redação de Autógrafos dos projetos aprovados na Ordem do Dia e publicação no Diário Oficial do Município.

O Vereador do Parlamento Jovem do Município de Campo Grande, poderá contar com a ajuda de um Estudante-Assessor Parlamentar, proveniente do mesmo estabelecimento de ensino em que estiver matriculado. A Mesa da Câmara Municipal, visando ao bom andamento dos trabalhos do Parlamento Jovem do Município de Campo Grande, poderá firmar convênios ou parcerias com órgãos públicos ou entidades privadas.

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal