ícone whatsapp

Aprovado Projeto de Siufi que cria o Dia do Radioamador em Campo Grande

12.07.2012 · 12:00 · Outras Notícias

 

Com a aprovação do Projeto de Lei n° 7.233/12, de autoria do vereador Paulo Siufi, em Campo Grande o próximo dia 5 de novembro será dedicado às comemorações do Dia Municipal do Radioamador.

 

A proposta foi aprovada em segunda discussão e votação na sessão ordinária desta quinta-feira e a iniciativa foi comemorada por toda a categoria, que agradeceu a homenagem dos parlamentares.

 

De acordo com o autor da Lei, “a presente proposição tem a finalidade de homenagear os Radioamadores de Campo Grande, por exercerem função essencial e assistencial a Comunidade auxiliando-a através do Radioamador, colaborando assim, para uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Siufi.

 

O Projeto foi aprovado em Plenário por unanimidade de votos e segue agora para sanção do prefeito Nelsinho Trad.

 

Sobre a data – O “Dia do Radioamador” é comemorado nacionalmente no dia 5 de novembro de cada ano, em razão de que nesta data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicou sob o nº 16.657, o Decreto que regulamentava as estações de radioamadores existentes no Brasil. O referido Decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do Radioamadorismo no Brasil, motivo este que foi escolhido a mesma data para comemorarmos no âmbito municipal.

 

O Radioamador é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.

 

Os Radioamadores foram os pioneiros nas telecomunicações., se tornando os primeiros a demonstrarem a grande utilidade das ondas curtas e também no uso do espectro das ondas de VHF e UHF. Foram os primeiros a projetar praticamente os equipamentos de transmissão e recepção, empregando válvulas à vácuo e contribuíram bastante para a pesquisa da radiopropagação. Foram os primeiros a abolir completamente as transmissões empregando faísca e também utilizar a telegrafia.O Radioamadorismo tem sido uma verdadeira câmara de compensação de idéias e um campo de provas para quase todos os grandes projetos técnicos e operacionais no campo da radiocomunicação.

 

O radioamadorismo desde o princípio ganhou destacada reputação para facilitar as comunicações durante as emergências ou quando os outros meios falham ou estão sobrecarregados.Os anais da história do radioamadorismo contêm um impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros fatos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção, e até mesmo com o sacrifício pessoal, serviram às suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam. Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas por seu esforço. Os radioamadores consideram essa assistência um dever e estão sempre pronto para servir a humanidade.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal