Alex do PT sugere ao Executivo construção de escolas modulares para suprir demanda
11.02.2016 · 12:00 · Outras Notícias
O vereador Alex do PT apresentou indicação ao prefeito Alcides Bernal, encaminhada extensivamente para a secretária Municipal de Educação, Leila Machado, e para o secretário de Infraestrutura, Amilton Cândido de Oliveira, sugerindo a construção de escolas e de Ceinfs pelo método modular. Esta alternativa é uma opção real e viável à falta de vagas para as crianças que hoje estão fora da sala de aula e de Ceinfs.
“O surgimento de novos conjuntos habitacionais , atraem de milhares famílias para uma determinada região, mas infelizmente o município não realiza o planejamento necessário, não acompanha o desenvolvimento urbano para oferecer equipamentos públicos para suprir a oferta de vagas nas escolas e nos Ceinfs para as crianças que ali passam a residir”, argumentou o vereador.
A própria Lei Orgânica do Município, salienta o vereador Alex, impõe a responsabilidade do poder público na defesa da efetiva necessidade de ofertar as crianças de nosso município o acesso ao ensino regular, a Lei Orgânica estabelece no Capitulo III Da Política Urbana, no Art. 6º, parágrafo 6º – Os empreendimentos habitacionais deverão possuir, obrigatoriamente, saneamento básico, Centro de Educação Infantil – CEINF, ensino fundamental, Unidade Básica de Saúde – UBS e transporte coletivo regular. (NR) (Emenda n. 28, de 14/07/09).
“Sabemos que o saneamento depende do plano de expansão, a UBS pode estar próxima da região, mas um conjunto habitacional novo sem escola e sem Ceinf é praticar a política de abandonar as nossas crianças a própria sorte. E isso que queremos evitar”, explica Alex do PT.
Essa alternativa já é utilizada em muitas cidades brasileiras com o intuito de tentar minimizar a falta de salas de aula e não precisa ser uma obra definitiva, segundo o vereador, pois se pode edificar de forma provisória uma escola ou mesmo um Ceinf até o momento da construção da futura unidade de ensino,“o importante é não deixar a criança fora da sala de aula em um momento crucial de sua formação” disse Alex.
Outra vantagem na adoção do método Modular está na rapidez de entrega da obra. Em alguns casos o projeto fica pronto para ser utilizado como escola, com salas de aula, pátio e administração, em até 45 dias, podendo se estender um pouco mais.
Segundo o último levantamento do IBGE Campo Grande aumentou em 10,5 mil habitantes no período de um ano, de 2014 e 2015. Além desse crescimento, com os investimentos do governo federal, alguns conjuntos habitacionais foram desenvolvidos pelo sistema Minha Casa Minha vida e deram moradia a milhares de pessoas. Porém, a administração municipal não acompanhou esse ritmo de crescimento em termos de planejamento.
Na questão da educação, item fundamental para uma sociedade se desenvolver, nos últimos cinco anos, apenas uma escola municipal foi construída em Campo Grande. Em muitas situações a criança ou adolescente têm de se locomover com transporte público para poder estudar, quando o ideal seria estar próximo a sua residência a escola.
“Temos alguns conjuntos habitacionais com centenas de famílias morando, como residencial Celina Martins Jallad, no Portal Caiobá II, recentemente inaugurado. Então, vamos facilitar a vida dessas pessoas e suprir essa demanda por escolas que existem na cidade, por meio de construções rápidas, chamadas de modulares, em áreas pré-definidas pela prefeitura. Ganha o município e ganha a população”, conclui Alex.
Assessoria de Imprensa do Vereador