Alex do PT se reúne com Comando da PM para discutir Programa Rede de Segurança de Vizinhos na capital
22.01.2016 · 12:00 · Outras Notícias
O vereador Alex do PT se reúne, nesta sexta-feira (22) com o Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho, onde irá propor uma nova fase e ampliação do trabalho do Policiamento Comunitário, já desenvolvido pela parceria da PM com os moradores de Campo Grande, visando fortalecer ainda mais os laços entre a segurança publica e a comunidade. A ideia do líder do PT na Câmara Municipal é de se criar uma interatividade entre os vizinhos de comunidade e os policiai0s.
Alex pretende criar em Campo Grande, com o apoio e parceira da Polícia Militar, um programa denominado "vizinhança protegida", que visa orientar e preparar a rede de vizinhos para que possa atuar de forma organizada em sua própria defesa e na segurança da vizinhança na Capital. "A ideia é envolver a PM em cursos e capacitação para que vizinhos e a polícia atuem de maneira coordenada no combate à criminalidade em várias regiões da cidade. Para tanto, hoje já temos o aplicativo WhatsApp que integra as pessoas por meio do celular, além das redes sociais, que podem fazer o seu papel de integração também na segurança pública e assim, serem ferramentas que deverão ser utilizadas na construção de uma política comunitária efetiva. Para isso acontecer basta haver as orientações necessárias por parte da PM e reuniões com os moradores, o que certamente vai gerar soluções rápidas e práticas até mesmo na prevenção", explica.
O encontro acontece nesta sexta feira (22), às 9h, no Comando Geral da PM, onde durante a reunião entre o vereador Alex do PT e o Comandante será debatida a ideia.
"Lembrando que esse programa já foi implantado em outros estados. Aqui em MS existe a Polícia Comunitária e os Conselhos de segurança, e agora, surge a possibilidade de ampliar e de reforçar os laços comunitários pela segurança de todos", define Alex.
A exemplo do que ocorrer em outras cidades do país onde o programa está em funcionamento, aqui em Campo Grande, quem fizer o curso e se capacitar para atuar no programa de Vizinhança Protegida, seja identificado com uma placa na residência e possa sistematicamente ser inserido no hábito saudável de construir uma política de segurança publica.
Assessoria de Imprensa do Vereador