logo
15.05.2019 · Solenidades
Zootecnistas são homenageados durante solenidade na Câmara Municipal
8524_8524_dia_do_ootecnista_2019_fto_bruno_ribeiro

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande promoveram, nesta quarta-feira (15), Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal do Zootecnista, com outorga da Medalha Legislativa Marcelo de Oliveira Andreotti. A homenagem foi instituída pela Resolução 1.266/18 e Lei 5.875/2017, ambas de autoria do vereador Veterinário Francisco. 

“É uma satisfação falar da profissão do zootecnista, coirmão do médico veterinário e que ajuda muito no nosso desenvolvimento. É uma semente que está sendo plantada em nosso município. Nossas faculdades exportam tecnologia e profissionais para outros estados. O que hoje estará pendurado no peito de vocês, o significado estará cravado no coração de cada um. Que vocês possam representar cada dia mais e elevar mais alto o nome do zootecnista em todo Mato Grosso do Sul”, discursou o vereador.

Conforme a Resolução, a honraria é dedicada àqueles que se destacam no exercício de suas atividades profissionais, que atuam no planejamento e execução de projetos capazes de promover e aumentar a produção animal e de alimentos, respeitando simultaneamente, o meio ambiente, o bem estar animal, as condições socioeconômicas da população envolvida e a satisfação do consumidor final. 

“Estamos satisfeitos em estarmos todos aqui homenageando os colegas que se destacam nesta profissão. Sabemos que o trabalho árduo desses profissionais conseguiu colocar, na mesa do consumidor brasileiro, um produto de qualidade e produzido dentro das normas estabelecidas. É um trabalho que realizamos pautados na dedicação constante. Agrônomo, veterinário e zootecnista trabalham muito próximos dos animais. Naquela dedicação, moldam-se profissionais que se destacam pela ética”, discursou Ivo Arcângelo Vendrusculos Busato, que falou em nome dos homenageados.  

A escolha do Doutor Marcelo de Oliveira Andreotti como nome da Medalha Legislativa se deu em razão da sua colaboração aos estudos e avanços da Zootecnia em Mato Grosso do Sul, deixando legado de conhecimentos científicos e serviços prestados à sociedade. 

Andreotti era doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, professor adjunto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ministrando aulas em níveis de Graduação e Pós-graduação, atuou profissionalmente na Câmara Setorial de Avicultura/Estrutiocultura na Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), foi membro de Conselhos, Comissões e Consultorias ligadas ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Departamento de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS. 

Rodrigo Gonçalves Mateus, coordenador do curso de Zootecnia na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), destacou a importância da profissão no desenvolvimento da cidade. “Hoje, temos lutado em defesa da classe. Somos sombreados por duas grandes profissões: Medicina Veterinária e Agronomia. Dentro do Conselho Regional, debatemos as prerrogativas das profissões para consolidá-las. Nossa profissão tem grande perspectiva de aumento, principalmente nessa busca por novos mecanismos de sustentabilidade no agronegócio”, afirmou.

Confira a lista de homenageados: 

Ademir Santana - Nilo Porto Nogueira e Cláudia Luciana Serpa Silva 

Ayrton Araújo do PT - Marcelo Rodrigues Demundo e Luciano Leite De Barros

Betinho - Kedma Leonora Silva Monteiro Ferelli e Antônio Lúcio Espírito Santo Gomes 

Carlão - Thiago Xavier Martins Brasileiro e José Carlos da Silva Florêncio Filho

Chiquinho Telles- Luana Medeiros Mendonça e Letícia Costa de Rezende 

Dr. Loester - Natália Ajala e José Lucas de Souza do Carmo

Eduardo Romero- Thainara Farias Rocha e Marcella Cândia D’ Oliveira

Enfermeira Cida Amaral - Marlon Tidi Melo De Paula e André Gomes Freire Guidolin

Gilmar da Cruz - Fabio Taveira Sandim e Diogo Cesar Gomes da Silva 

Junior Longo - Tatiana da Costa Moreno Gama Lopes e Juliano Coelho Bergler 

Otavio Trad - Juliana Vieira

Pastor Jeremias Flores- Marcio Alves Roberto e Luciano Mota Braga

Valdir Gomes - Gelson dos Santos Difante

Veterinário Francisco - Audenir Paré Ortelhado e Anderson Brito Ujacov

William Maksoud - Thiago José de Lira Cardoso e Ana Paula Felício

Câmara Municipal 

Ivo Arcângelo Vendrusculos Busato  

Fernando Alvarenga Reis 

Gumercindo Loriano Franco 

Karina Márcia Ribeiro de Souza 

Aline Gomes da Silva 

Ricardo Carneiro Brumatti 

Viviane Maria Oliveira dos Santos Nieto 

Luiz Cláudio de Melo Medina  

Gisele Alves Ferreira Faria 

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.