ícone whatsapp

Zé da Farmácia comemora conquista do Campus da UEMS para as Moreninhas

13.07.2021 · 12:00 · Vereador Zé da Farmácia

Um sonho está se tornando realidade para os estudantes da região das Moreninhas, que sonham em ingressar em uma universidade pública. Nesta segunda-feira representantes do poder público estadual e autoridade locais, se reuniram para oficializar a instalação do Campus II da UEMS em Campo Grande, que ficará no bairro das Moreninhas.  Cerca de 70 mil famílias dos bairros da região sul da cidade serão beneficiadas com aulas a distância e presenciais. O local escolhido foi a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva.

Para o vereador Zé da Farmácia (PODEMOS), o sonho de muitos jovens que é ingressar em uma universidade está cada vez mais próximo.

“Estou emocionado. Não falo como vereador, mas como morador das Moreninhas e ex-aluno daqui, do Waldemir, onde conclui meu ensino médio na década de 90. Nessa época ou você trabalha ou estudava, não dava para fazer as duas coisas. Conversei com deputado Dagoberto, que precisávamos de algo construtivo para nossa região. Hoje com Campus da UEMS, aqueles jovens que não conseguiriam entrar em uma faculdade como eu, agora podem realizar esse sonho, que virou realidade”, comentou o vereador. 

A iniciativa partiu de uma parceria entre o vereador Zé da Farmácia e o deputado federal Dagoberto Nogueira(PDT), que por meio do apoio da bancada federal conseguiu uma emenda parlamentar para a concretização deste pedido. Agora será realizada a parte burocrática como o termo de cooperação entre a universidade e a secretaria de Educação e a pesquisa de demanda dos cursos que serão ofertados a comunidade local. A previsão é que em 2022, já sejam iniciadas as aulas. 

O reitor da UEMS (Universidade do Estado de MS), Laércio Alves de Carvalho, destacou que a medida é também um estímulo a todos os integrantes da instituição. “Estamos falando com o coração. É muito importante o apoio do Governo do Estado a este projeto. Vamos lutar para o quanto antes realizar este sonho”, ressaltou.

A ida da UEMS à escola estadual foi comemorada pela secretária Cecilia Motta: “Fiquei feliz de saber que a UEMS vai ofertar cursos com rotatividade aqui na região das moreninhas. Chega um momento que o mercado exige isso. A gente sabe que só se alcança um objetivo tão grande como esse, quando conseguimos dividir compromissos, responsabilidades, e aí sim a gente consegue ter um avanço, uma melhoria na qualidade de vida”, ressaltou.

A secretária de Educação reforçou ainda que a iniciativa vai beneficiar toda a região. “Os estudantes daqui não terão mais que se deslocar para tão longe a fim de terminar os estudos. É uma região que já conta com a oferta da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Médio Integral, Profissional e o que estava faltando para a região era uma universidade”, completou a secretaria.

 

Estiverem presentes na vista técnica, os deputados federais, Beto Pereira e Dagoberto Nogueira, a pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UEMS, Luciana Ferreira, e os vereadores Juari Lopes, Zé da Farmácia e Marcos Tabosa.  A iniciativa atende ao pedido de acadêmicos das Moreninhas que reclamam das dificuldades em frequentar as aulas no campus da UEMS (saída para Rochedo) devido à distância.

Assessoria de Imprensa do Vereador