ícone whatsapp

Zandrhe Munoes Elias e Kátia Micheli Martins são homenageados no Dia do Psicólogo

10.09.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta segunda – feira (09) os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, realizou sessão solene em comemoração ao Dia do Psicólogo com a Medalha Legislativa “Psicóloga Mestre Maria Solange Felix Pereira” com objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados pela categoria à população campo-grandense. Na abertura do evento, a apresentação cultural ficou por conta da banda Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do maestro GCM Kleber Furst, que apresentou grandes sucessos da música brasileira. 

O vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Zandrhe Munoes Elias. Zandrhe é graduado em psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. E especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo. Há mais de 10 anos atua em tratamentos de dependência química, foi coordenador da Unidade de Desintoxicação da Clínica Carandá e atualmente atua como psicólogo clinico e dá suporte em comunidades terapêuticas.

“Já se foi o tempo em que pensavam que Psicólogo é coisa para louco, aliás nem foi por causa da ‘loucura’ que a Psicologia surgiu, e a cada dia mais aumenta a procura da psicoterapia nas clínicas e consultórios. A psicologia clínica diminui o sofrimento emocional e possibilita que a pessoa se conheça melhor, mudando assim seu modo de agir que a angustia, havendo a compreensão do mundo que a envolve, “ressalta dr. Loester.

O Médico Parlamentar também homenageou Kátia Micheli Martins. Ela é graduada em psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) desde o ano de 2016. É especialista em psicoterapia de orientação psicanalítica pela Universidade Católica Dom Bosco. Exerce função de psicóloga clínica e psicoterapeuta em consultório particular. A data foi instituída na Casa de Leis por meio da Lei n. 5.218/13 e Resoluções n. 1.232/16 e n. 1.233/16.

Medalha Legislativa “Psicóloga Mestre Maria Solange Felix Pereira”

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Foi professora e supervisora da Universidade Católica Dom Bosco, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trânsito e Transporte e foi coordenadora dos Cursos de Pós Graduação em Estudos Avançados de Trânsito; Foi psicóloga do Departamento Estadual de Trânsito; Membro Titular da Câmara Temática Saúde e Meio Ambiente do Departamento Nacional de Trânsito/Ministério das Cidades, representando o Conselho Federal de Psicologia. 

Teve experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde, Educação e Gestão de Trânsito, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas, segurança/ acidentes, cidadania e qualidade de vida. A psicóloga Maria Solange Felix Pereira teve grande atuação em Mato Grosso do Sul, ocupando a Coordenação do Curso de Pós Graduação Estudos Avançados em Trânsito e Transporte- UCDB/DETRAN. 

O legado da professora Solange ecoa até hoje dentro do conhecimento construído sobre Psicologia do Trânsito. Ela publicou vários artigos e um pouco de suas contribuições nesta área que, cada dia mais, requer um olhar da Psicologia, porque é o que ela gostaria de ter feito. 

Andrea Barros
Assessoria de Imprensa do Vereador