ícone whatsapp

William Maksoud acompanha entrega de reforma da UBSF Dr. Syrzil Wilson Maksoud

12.11.2021 · 12:00 · Vereador William Maksoud

Na manhã desta sexta-feira (12), o vereador William Maksoud acompanhou, junto ao prefeito Marquinhos Trad e o presidente da Câmara Municipal, Carlão, a entrega da obra de revitalização da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Sírio Libanês, denominada Dr. Syrzil Wilson Maksoud conforme projeto de lei apresentado pelo parlamentar.

“Em 2019 apresentamos o projeto de lei como forma de homenagear esse homem ímpar, o Dr. Syrzil, por tudo que ele representou e como trabalhou para o desenvolvimento da nossa Cidade Morena”, comentou o vereador.

Em sua fala, Wilson Luiz Maksoud, agradeceu a homenagem ao pai. “Agradeço ao prefeito de Campo Grande (Marquinhos Trad), ao nosso vereador William Maksoud pela iniciativa de dar o nome do meu querido pai à esse posto de saúde do município de Campo Grande. Não tenho palavras suficientes para definir e falar sobre o meu pai, uma pessoa presente, bom ouvinte e preocupado com o bem estar de todos”, salientou. 

Alexandre Maksoud, neto do homenageado, também participou da solenidade. “Fico muito feliz e agradecido com esta homenagem ao meu querido avô Syrsil Wilson Maksoud. Eternizando o nome de um homem íntegro, com valores éticos e morais muito fortes, que tanto contribuiu para o prosperidade do sistema de saúde de Campo Grande”, ressaltou.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) foi realizado na unidade: pintura interna e externa; revisão da rede elétrica e hidráulica; substituição do revestimento da parede das salas de odontologia e farmácia; pintura da grade externa; colocação de insulfilme na sala de vacina e de procedimentos; colocação de suporte nas salas de vacina; colocação das lixeiras padronizadas. 

“As principais justificativas para a revitalização desta unidade é a manutenção preventiva, atendendo as reivindicações dos servidores e dos movimentos populares da região. A revitalização é feita com recursos próprios e mão de obra da SESAU”, informou a secretaria. 

Sobre o homenageado

Dr. Syrzil Wilson Maksoud foi o primeiro médico do estado de Mato Grosso do Sul a ter inscrição no CRM-MS (Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul), possuindo o número 001, onde, na oportunidade, foi empossado o primeiro Presidente do Conselho em comento, no ano de 1977. 

A trajetória do anestesista começou em 1935, quando sua família decidiu trocar a fazenda em Aquidauana por uma residência em Campo Grande, para Syrzil, na época com 11 anos, e seu irmão poderem cursar o ensino fundamental e médio. Em 1951, ele se formou na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro da Praia Vermelha, com especialização em radiologia. 

Dr. Syrzil Wilson Maksoud exerceu a profissão de médico por 67 anos e nunca deixou de ser um idôneo profissional, atencioso, gentil. Calha mencionar que o homenageado sempre esteve, durante toda sua vida envolvido com assuntos políticos, sendo ativo nas políticas públicas da área de saúde. 

A paixão pela medicina era tão notória que dois de seus cinco filhos seguiram a mesma carreira, Wilson e Sérgio Augusto Maksoud, ambos radiologistas como o pai. 

Além de pioneiro no Estado, ele fundou a empresa Di Imagem, referência em serviços de radiologia. 

Assessoria de Imprensa do Vereador