ícone whatsapp

“Vou me aposentar brigando pelas 30 horas” diz Cida em audiência sobre a saúde dos trabalhadores da enfermagem

25.03.2019 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros) participou da audiência pública “Saúde dos Trabalhadores de Enfermagem em Campo Grande”, realizada na Câmara, na sexta-feira (22). O debate realizado para debater a saúde dos trabalhadores, foi convocado pelo vereador Fritz. Entre os temas da discussão está a valorização profissional, melhoria das condições de trabalho e piso salarial.

Vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde, a vereadora Enfermeira Cida Amaral, garante que a enfermagem não é desunida. “Agradeço a todos que, de uma forma ou de outra, acompanhou nosso trabalho. A enfermagem não é desunida, mas não tem tempo para se reunir e conversar. Mas eu vou me aposentar enfermeira brigando pelas 30 horas, por piso salarial e melhores condições de trabalho, essa é minha bandeira. Nós da enfermagem precisamos nos unir ainda mais e fazer com que o Congresso Nacional paute a nossa pauta, só assim para termos uma Lei Federal que nos ampare” enfatizou a parlamentar. 

De acordo com Lázaro Santana, presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área da Enfermagem de Mato Grosso do Sul) os profissionais não tem nenhuma segurança no ambiente de trabalho. “Infelizmente as instituições não tem mais aquela visão de filantropia. Sabemos de inúmeros acidentes, principalmente causados por perfuro cortantes. O que acarreta isso? Jornada de trabalho. Sair de uma jornada de 12 horas e fazer mais 6 em outra instituição, ninguém vai conseguir produzir assim”, disse.

O vereador Fritz propôs, no final da audiência, a criação de um grupo intersetorial para lutar pelo piso salarial da categoria, bem como a jornada de 40 horas semanais. “Os sindicatos ainda devem cobrar dos patrões o que tem sido feito pela saúde do trabalhador. Gostaria, também, que as associações trabalhassem na fomentação de pesquisas e discussões referentes ao tema, mas que não ficassem no eixo dos debates. Que pudéssemos ampliar essas discussões”, considerou.

O debate contou ainda com a participação de profissionais da enfermagem, representantes de sindicatos, conselhos e associações da categoria, e pesquisadores de universidades.

 

Maria Pereira

Assessoria de Imprensa da Vereadora