ícone whatsapp

Visando melhorias na saúde, Dr. Sami se reúne com pacientes e profissionais da UBSF Aero Itália

03.05.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Entre as principais metas de gestão do vereador Dr. Wilson Sami (MDB) está a atenção à saúde, sempre em busca de melhorias para pacientes e trabalhadores da área.

Para ouvir as principais necessidades da região, o vereador participou na manhã desta sexta-feira (03) da reunião do Conselho de Saúde da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Aero Itália, unidade localizada no Jardim Aeroporto e que atende cerca de 12 mil pessoas da região que engloba Vila Popular e Jardim Itália.

Participaram da reunião o coordenador do Conselho, Isaque Sebastião Francisco; a superintendente da Rede Municipal de Atendimento à Saúde, Ana Paula de Lima; representante da Prefeitura Municipal, Bruno Rocha, agentes de saúde, usuários da unidade de saúde e gerente de Saúde do Distrito Imbirussu.

A falta de profissionais para atender na unidade, assim como o não cumprimento do horário de atendimento estendido foram os principais problemas apontados. “Temos apenas um médico para atender toda população aqui, o que é muito complicado. No dia 1° de maio era previsto o atendimento estendido na unidade, mas como vamos cumprir o horário sem médicos para atender?”, argumentou Isaque Francisco.

Os agentes de saúde também questionaram a falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e material básico para o trabalho.

A superintendente da Rede Municipal de Atendimento à Saúde, Ana Paula de Lima destacou que a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) está priorizando as urgências e que todas as solicitações serão atendidas de acordo com a evolução do trabalho.

“Assumimos este trabalho há 25 dias. Como enfermeira sei da necessidade dos médicos e profissionais da saúde. Determinamos prioridades a partir de 0, sendo esta a mais urgente. Sabemos que material é essencial para o trabalho, assim como esperamos em breve sanar o problema da falta de médicos. Para efetivamente termos eficiência no horário estendido é preciso que haja equipe, por isso estamos revendo esse horário em algumas novidades visando solucionar o quanto antes”, afirmou Ana Paula.

Diante do grande número de reivindicações, o vereador Dr. Wilson Sami se colocou à disposição da comunidade local, afirmando conhecer de perto a realidade das unidades de saúde.

“Trabalhei por quase 30 anos em um posto de saúde, conheço os problemas dos médicos, dos demais trabalhadores e pacientes e vou ajudar no que precisar. Sabemos que os profissionais precisam de estrutura mínima e condições de trabalho para executar suas funções”, pontuou o vereador.

Outra reivindicação apresentada durante a reunião foi a implantação de uma Academia ao Ar Livre no pátio da UBSF, diante da grande quantidade de idosos atendidos no local. Dr. Sami se mostrou solícito ao pedido e se dispôs buscar o atendimento da solicitação.

‘Sabemos que há projeto de novas unidades na cidade e vamos buscar para que uma seja localizada aqui”, explicou.

Para o coordenador do Conselho, Isaque Sebastião Francisco, a reunião foi positiva e a presença do vereador Dr. Sami mostrou seu comprometimento com a saúde.

“Essa reunião teve resultado satisfatório, pois, a população usuária da unidade compareceu, acompanhou nosso trabalho e pontuou as principais urgências, demonstrando voz ativa em busca de melhorias e a presença do vereador mostrou seu olhar voltado à comunidade”, finalizou Isaque Francisco.

Assessoria de Imprensa do Vereador