ícone whatsapp

Violência com arma de fogo está afetando até os pets, explica veterinário Francisco

18.09.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Infelizmente a violência, crueldade e falta de amor ao próximo não estão somente nas ficções. Nós noticiários isso é constante com humanos, mas agora em Campo Grande a crueldade está chegando aos nossos anjinhos de quatro patas. Por semana, é registrado em clínicas veterinárias da Capital, pelo menos um pet ferido com arma de fogo ou branca (faca). “Nos últimos 60 dias esse já atendemos quatro animais feridos a tiros, sendo que um poodle não conseguimos salvar e na maioria das vezes conseguimos salvar mais com muito sofrimento para os pets. Nos conseguimos salvar o  Nelo e no mês passado também salvamos dois gatinhos que foram baleados”, explica o vereador veterinário Francisco (PSB), durante a sessão desta terça-feira (18) na Câmara de Vereadores.

O vereador veterinário Francisco (PSB), que tem quase 40 anos de trabalho na causa animal, explicou que nos últimos dois meses já atendeu quatro cães feridos por tiro. “Ontem eu atendi o bebê lindo da raça blue heeler que foi alvejado com um tiro na coxa. Ele tinha o risco de perder a perna, mas no final deu tudo certo”, explica.

O caso do Nelo não é um caso isolado. O CCZ (Centro de Controle de Zoonose) registrou e atendeu, em 2017, 1.505 denúncias sobre maus tratos a animais. No primeiro semestre deste ano, foram 912 denúncias recebidas e verificadas.

Ele explica que são considerados maus-tratos, entre outros casos, abandono, espancamento, envenenamento, deixar os animais presos com correntes, negar água e comida, capturar animais silvestres, obrigar animais a puxarem pesos superiores à sua força, negar assistência veterinária a animais feridos ou doentes, não abrigar os animais na chuva ou sol, utilizar animais em shows que lhes cause estresse e promover rodeios e rinhas de galo.

Por aqueles que não têm voz – Recentemente, com o incentivo do veterinário Francisco foi criado o Conselho do Municipal do Bem-Estar Animal um colegiado de caráter permanente, deliberativo e consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que tem por função e competência buscar as condições necessárias à defesa, proteção, bem-estar, preservação da vida, assim como dos direitos dos animais domésticos, através da implementação e execução de políticas públicas.

Segundo o CCZ, foram julgados em 2017, 25 processos de cães soltos em vias públicas, sendo que a menor penalidade foi Advertência e a maior, multa de R$ 1.800,00. De maus tratos de animais domésticos, foram julgados 11 processos em 2017, com Advertência a menor penalidade e a maior, multa R$ 2.000,00

Serviço – A população pode denunciar maus tratos a animais na DECAT – Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista é a Delegacia responsável pelo suporte a este tipo de denúncia 3325-2567 / 3382-9271, que podem ser feitas também no Ministério Público.