ícone whatsapp

Vice-presidente da Federação das APAES fala sobre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

19.08.2021 · 12:00 · Palavra Livre

A convite do vereador Dr. Sandro Benites, a vice-presidente da Federação das APAES de Mato Grosso do Sul, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (19), para falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e cobrar políticas públicas de inclusão às pessoas com deficiência. Segundo ela, algumas pessoas “preferem não enxergar” as necessidades que muitos passam, na maioria das vezes, na invisibilidade.

“A vida deles não é uma vida de penúria, mas uma vida de pessoas que lutam para concretizar outros direitos. Precisamos divulgar conhecimentos. É tempo de transformar conhecimento em ação. Trabalhamos, principalmente, na transformação da realidade dessas pessoas para que elas consigam superar as barreiras, possibilitando a participação social com igualdade de condições, e ainda conscientizar a sociedade. Se a pessoa com deficiência não existir em uma sociedade que atue de maneira inclusiva ou social, é a sociedade que está deficiente”, afirmou.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 27 de agosto. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa o desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. 

“Trabalhamos pela inclusão plena. Estamos falando de uma transformação necessária não só da pessoa, mas dos paradigmas que as envolve. Precisamos lutar, pois, sem apoio, essa pessoa realmente vai ficar deficiente. Antes disso, ela tem uma deficiência, mas é completa para atuar se atendermos suas necessidades”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal