ícone whatsapp

Veterinário Francisco quer saber até quando Campo Grande vai receber lixo das cidades vizinhas

21.03.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O Vereador Veterinário Francisco (PSB) quer saber da Prefeitura de Campo Grande até quando pelo menos oitos cidades vizinhas vão continuar jogando seus lixos no aterro sanitário de Campo Grande. “A CG Solurb que gerência o Aterro Sanitário de Campo Grande fez vários convênios com cidades para receber o lixo deles por um valor por tonelada, mas já tem estudos dizendo que a vida útil do aterro sanitário é até 2021”, explica.

Diante dessa falta de informação o vereador veterinário Francisco mandou um ofício ao Diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) Vinícius Leite Campos solicitando as informações sobre os convênios firmados entre a concessionária CG Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda, e outros municípios, com anuência da AGEREG, para recebimento de resíduos sólidos e outros, no aterro sanitário de responsabilidade da concessionária.

Segundo o ofício, o parlamentar quer saber qual é a capacidade inicial do aterro sanitário e a atual e se há previsão contratual permitindo a realização desses convênios com outras cidades. Foi pedido ainda a relação de todos os municípios que firmaram convênio para que o lixo dessas cidades fossem recebidos em Campo Grande.” Eu quero saber se  Campo Grande recebe algum valor em contrapartida e qual é esse valor por receber esse lixo dessas outras cidades e também qual é o valor pago para a CG Solurb”,explica o veterinário Francisco.

O contrato da Prefeitura de Campo Grande com a CG Solurb vai até 2037. Esse é o segundo maior de concessão da prefeitura de Campo Grande, atrás somente do serviço de água e esgoto. Em uma olhada rápida pelo Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) pode se ver pelo menos oito convênios da Solurb com outras cidades para que o Aterro Sanitário  de Campo Grande receba o lixo proveniente das cidades Rochedo, São Gabriel do Oeste, Corguinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Jaraguari, Bandeirantes e Dois Irmãos do Buriti.

O aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II foi inaugurado em 28 de novembro de 2012 com a previsão de vida útil de cinco anos, portanto, até 2017. Readaptações no contrato resultaram em mais tempo em atividade, com expectativa total de nove anos que vencerá em 2021.

Eduardo Penedo

Assessoria de Imprensa do vereador