ícone whatsapp

Veterinário Francisco participa do Dia D contra a Dengue em Campo Grande

30.11.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O vereador veterinário Francisco (PSB) participou na manhã desta sexta-feira (30) da abertura da Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti – Dia D. O evento aconteceu na Escola Municipal Elpídio Reis, na região urbana do Prosa, em Campo Grande. “Campo Grande é uma cidade que todos os anos sofrem com as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti- Dengue, Zika e Chikungunya- e o combate a esse vetor só depende de nós. Os estudantes , crianças são as melhores armas eliminarmos essas doenças. As próprias crianças obrigam os adultos a cuidarem das suas casa para não deixar água parada”, explica o parlamentar.

A mobilização pretende mostrar que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.O evento vai contar com apresentações artísticas de crianças de escolas municipais e estaduais, além de homenagear trabalhos escolares de alunos que desenvolveram projetos com objetivo de conscientizar outros estudantes quanto a importância de eliminar os criadouros do mosquito.

De acordo com o Lira-a, entre as regiões com alto risco de infestação do mosquito, estão as proximidades das seguintes UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidade Básica de Saúde da Família) Paradiso, Jardim Azaléia, Alves Pereira, Mata do Jacinto, Vila Fernanda, Universitário, Caiçara, Cruzeiro/Autonomista, Cohab, Aero Rancho IV, Jockey Club, Albino Coimbra, Vila Corumbá, Carlota, Vida Nova, Estrela do Sul, Nova Lima, Maria Aparecida Pedrossian, Macaúbas, Moreninha, Dona Neta, Coophavila II, Jardim Antártica, Bela Vista/Jardim dos Estados, Iraci Coelho, 26 de Agosto e Botafogo.

Prevenção – A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

 

Eduardo Penedo

Assessoria de Imprensa do Vereado