ícone whatsapp

Veterinário Francisco participa de evento que debateu Saúde Única

14.10.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O Vereador Veterinário Francisco (PSB), participou em Curitiba, do I Simpósio Internacional de Saúde Única & III Simpósio Paranaense de Saúde Única.

Saúde Única (One Health), nada mais é que o esforço de colaboração multiprofissional e multisetorial dentro da ciência e da saúde aplicadas a níveis locais, nacionais e internacionais buscando promover a saúde humana, animal, de plantas e do meio ambiente. O conceito é apoiado pela Tríplice Aliança formada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas da Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), que promove a ligação entre as instituições que regem a saúde animal, humana e ambiental.

O evento foi realização pela Comissão Estadual de Saúde Única (CESU) do Conselho Regional de Medicina veterinária estado do Paraná (CRMV-PR), junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e contou com a participação de diferentes setores (Saúde Pública, Animal e Ambiental). Além de possuir âmbito internacional, contando com a participação de agências especializadas das Nações Unidas (ONU), organizações internacionais, universidades renomadas, Governo Federal, Estadual e Municipal (Paraná). 

O evento teve como objetivo melhorar a conscientização e capacidade entre as instituições (governamentais e privadas) e colaboração multisetorial para assuntos abordados dentro do conceito de Saúde Única (One Health) no Brasil, como também compartilhar conhecimento e lições aprendidas, provenientes de experiências de aspecto internacional entre os participantes.

“Em um mundo onde o efeito da globalização é visto todos os dias, onde temos a conexão de várias situações que envolvem a saúde animal, humana e ambiental, precisamos estar na vanguarda da discussão desses problemas”, disse o Diretor-Geral da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, Nestor Werner Junior. “Não podemos dissociar a idéia de que cada um deve cuidar do seu problema sem conversar com o outro”, complementou.

A Presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-PR, Cláudia Pimpão salientou: “Sabe-se que 60% das doenças infecciosas que acometem humanos são de origem animal e que 75% de doenças emergentes tem origem animal. Além disso, a cada cinco novas doenças humanas, três são de origem animal. Dessa forma, conscientizar os profissionais da área de saúde e afins da importância de trabalharem em parceria é fundamental, pois saúde única não se faz sozinha ou com uma profissão somente e, sim, em equipes multisetoriais.”

“Participar de um evento como esse, faz com que tenhamos uma visão mais ampla sobre nossa responsabilidade de cuidarmos do mundo em que vivemos. Cabe a cada um de nós, como população em geral, buscar a sustentabilidade. Não pensando somente em nós e no momento em que vivemos, mas sim no bem-estar de todos e das gerações vindouras.” complementa o parlamentar.

Assessoria do vereador