ícone whatsapp

Veterinário Francisco homenageia bióloga que atua há 30 anos na proteção da Arara Azul

04.03.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Na Sessão Ordinária esta terça-feira (03), o Vereador Veterinário Francisco homenageou, com uma Moção de Congratulação, a bióloga Neiva Guedes, fundadora do Instituto Arara Azul.

O Vereador lembrou dos mais de 30 anos de atuação da conservacionista na luta pela preservação dos animais, em especial da Arara-Azul (anodorhynchus hyacinthinus).

Neiva Guedes é reconhecida nacionalmente e mundialmente, pela sua luta preservacionista, tendo sido homenageada, no Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência (11.02), pelo desenhista Mauricio de Sousa, o pai da Mônica e do Cebolinha, como uma das “Donas da Rua da Ciência”, projeto em parceria com a ONU Mulheres, que tem como objetivo resgatar a trajetória das muitas mulheres, do mundo inteiro, que marcaram a humanidade com suas ações.

Em 2003, Neiva fundou o Instituto Arara Azul, que atua cuidando desses animais e com educação ambiental. Hoje são mais de 700 ninhos espalhados por Mato Grosso do Sul e uma população estimada de 5000 aves. A conservacionista estudou a vida dessas aves, testando e produzindo ninhos artificiais, manejando ovos e filhotes e, acima de tudo, envolvendo a população e divulgando a importância de manter as araras livres na natureza. Desta forma, essas aves voltaram a ser comuns e abundantes em várias regiões do pantanal e do estado do Mato Grosso do Sul. Tornando-se este projeto, um exemplo de conservação, servindo de referência para outros psitacídeos no Brasil e no mundo.

Neiva Guedes

Neiva é mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia. É ainda pesquisadora e professora do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-UNIDERP, e também presidente do Instituto Arara Azul.

Instituto Arara Azul

O Instituto estuda a biologia e relações ecológicas da arara-azul, realiza o manejo e promove a conservação da arara-azul em seu ambiente natural. Estuda a biologia reprodutiva das araras-vermelhas, tucanos, gaviões, corujas, pato do mato e outras espécies que dividem espaço com a arara-azul no Pantanal. Também compreende o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais, numa área de 400 mil hectares, além do trabalho de conservação da espécie em conjunto com proprietários locais.

Arara Azul

É o maior psitacídeo do mundo, medindo em média 1 metro, tem como principal alimentação frutos de palmeiras, se reproduz a partir dos 8 anos, formando casais fiéis e permanentes.

Hoje está classificada como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), pois ainda enfrenta risco de ser extinta na natureza.

Assessoria de Imprensa do Vereador