ícone whatsapp

Veterinário Francisco comemora criação da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, que deverá contribuir para a UPA-VET sair do papel em 2020

23.12.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande de hoje, a Lei nº 6.379/19 que trata da criação da Subsecretaria do Bem-Estar Animal. 

Aprovada na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, a criação da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, viabilizará a organização e orçamento, para a realização de ações a serem desenvolvidas pelo poder público em busca do Bem-Estar Animal.

Esta Lei tende a potencializar algumas ações, urgentes e necessárias, ampliando a captação de recursos, atendendo a demanda crescente de assistência e ainda possibilitando o financiamento de projetos necessários na educação, repressão aos maus tratos, castração em massa.

Com a mudança de comportamento dos donos dos animais, nos últimos anos, os animais de estimação passaram para dentro das casas e ganharam o status de membros da família. Como sobem no sofá, dormem no quarto e dividem o ambiente com as crianças, eles passaram a ser mais bem cuidados por seus donos. A atitude, que antes era curativa, se tornou preventiva. Essa transformação de perfil chacoalhou a área de animais de estimação. 

E Nossa Capital, além de possuir quase 190 mil animais, entre cachorros e gatos, segundo estimativas da Coordenadoria de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, possuímos ainda uma vasta fauna silvestre. Em nossos parques vivem capivaras, cotias, lobinhos, micos, quatis, veados e uma infinidade de pássaros.

A criação desta Subsecretaria de Bem-Estar Animal, vem agregar na luta a proteção dos animais. Esta formulará políticas públicas de Bem-Estar, promoverá seminários, encontros, ações de orientação, buscará parcerias e gerenciará a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-VET). 

Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-VET)

Com o advento da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, ficam maiores a chance de concretização da criação da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-VET), sonho antigo da população e motivo de muita luta do Vereador Veterinário Francisco junto ao Executivo Municipal.

“O primeiro passo foi aprovar a Subsecretaria, agora iremos planejar novamente e viabilizar a instalação da UPA-VET. Esse local deve sair do papel no próximo ano. A expectativa para 2020 é muito boa”, salienta o Vereador.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador