ícone whatsapp

Veterinário Francisco cobra engajamento da família contra o sarampo

11.02.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Uma nova campanha de vacinação contra o sarampo  pretende imunizar crianças e jovens entre 5 e 19 anos. A vacinação é para quem, nessa faixa etária, tomou apenas uma ou nenhuma dose da tríplice viral, e/ou que não se lembra e não tem como confirmar a imunização.

O veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho, do Partido Socialista Brasileiro, destaca que é de fundamental importância o engajamento das famílias para o controle absoluto dessa doença. “Tomar a vacina significa estar protegido contra o sarampo”, enfatiza o parlamentar.

A campanha começou ontem e vai até o dia 13 de março, tendo como marco o Dia D no próximo sábado (15). Assim como no ano passado, a campanha terá duas etapas: a próxima acontecerá no segundo semestre do ano e terá como alvo a população de 30 a 59 anos de idade.

Para erradicar a raiz do surto de sarampo,  crianças com idade entre seis meses e menores de um ano passaram a tomar a chamada “dose zero” da vacina, já que essa é dada pela primeira vez aos doze meses e reforçada aos quinze. Somente no ano passado, mais de 7,3 mil crianças tomaram a dose zero. 

Como a vacinação com a tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – faz parte do calendário de imunização, não é possível estabelecer uma meta a ser atingida, mas em todo o ano passado foram aplicadas mais de 3,6 mil doses no público dessa primeira etapa da campanha.

Casos

Em Campo Grande, foram registrados, durante o ano inteiro, 36 casos suspeitos de sarampo. Destes, um foi confirmado. O paciente teria contraído em São Paulo e, assim, considerado importado.  O outro caso permanece em investigação e 34 foram descartados.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador com ASSECOM-PMCG