ícone whatsapp

Veterinário Francisco cobra ações efetivas para implantação da UPA-Veterinária

27.09.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O vereador Veterinário Francisco (PSB) cobrou ações efetivas do prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) e do secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela, durante o uso da palavra livre na sessão ordinária desta quinta-feira (27) na Câmara de Vereadores. “A causa animal é usada por candidatos a deputados estaduais, federais. Foi compromisso de campanha de vários candidatos à prefeitura de Campo Grande na época, mas efetivamente não saiu nada do papel”, explica o parlamentar.

Veterinário Francisco explicou que atualmente a Capital Morena possui quase um milhão de habitantes e desse montante existe pelo menos 200 mil animais, sendo que de 10 a 15% estão largados nas ruas de Campo Grande e não tem nenhuma política atuante para combater esse problema que não é só da causa animal, mas também de saúde pública.  “Em 2012 foi feito o primeiro projeto para a UPA-Veterinária e de lá para cá não houveram mudanças. O prefeito Marquinhos Trad anunciou que em seis meses a UPA Veterinária estaria pronta. Depois houve a promessa que seria na época do aniversário de Campo Grande, mas efetivamente não saiu do papel”, argumenta.

Ele explicou ainda que existe muita má vontade da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para fazer a UPA-Veterinária. “O secretario de Saúde não quer que faça a UPA-Veterinária. Ele não moveu uma palha para o bem estar animal. Ele tem nunca leu a cartilha do bem-estar animal. Ele não gosta de animais pouco menos de veterinários. Eu aqui nessa Casa de Leis estou fazendo o papel de vendedor de sonhos. Eu não fui eleito para ser vendedor de sonhos. Vamos cobra efetivamente essa UPA”, desabafa.

O Veterinário Francisco irá ainda, semana que vem, compor uma comissão de vereadores, protetores independentes e ONGs para cobrar diretamente com o prefeito Marquinhos Trad uma ação efetiva para a implantação da UPA-Veterinária. “Tem em orçamento de R$ 1,2 milhão, sendo que um milhão é para a implantação da UPA e 200 mil para castração de gatos e cachorros. Queremos saber onde foi parar esse dinheiro e porque ainda não saiu do papel a nossa UPA- Veterinária. Graças as essas protetoras independentes que estão aqui no plenário que a situação não está pior. Elas estão fazendo o papel do poder público”, finaliza o parlamentar.

 

 

Eduardo Penedo

Assessoria de Imprensa do Vereador