ícone whatsapp

Veterinário Francisco apoia reivindicações do Conselho de Farmácia de MS

09.08.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

A Câmara Municipal de Campo Grande recebeu no dia 6 de agosto, a visita do Conselheiro Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Américo Nogueira, que durante sessão ordinária falou sobre a importância do trabalho das consultas farmacêuticas para orientar os pacientes sobre o uso correto das medicações e pediu melhores condições de trabalho nas unidades de saúde.

“Já provamos por números que não adianta apenas distribuir medicamentos. O paciente precisa de orientação para tomar esse remédio”, disse Nogueira. Contando que em 2014 foi iniciado na capital o serviço da farmácia clínica. 

Na época, foi realizado levantamento mostrando que 89% dos pacientes não estavam tomando os medicamentos da forma correta. “Foram gastos R$ 19 milhões em medicamentos só na atenção básica e 89% não estavam sendo bem aplicados. Com o serviço das consultas – em que sentamos e orientamos cada paciente – conseguimos baixar essa taxa para 39%.O serviço se mostrou muito eficaz!”, afirmou o conselheiro. 

O Vereador Veterinário Francisco vêm se reunindo com o Conselho há algumas semanas para ouvir suas reivindicações e encontrar caminhos de suporte.”O profissional de farmácia complementa o trabalho do médico. E com o trabalho de consultas damos mais efetividade aos recursos gastos com a saúde.O paciente que faz uso correto da medicação não retorna à unidade. Por isso é tão importante a valorização desse trabalho e desses profissionais!”, ressaltou.

O que ocorre atualmente é que com a escassez de auxiliares de farmácia nas unidades, as consultas não estão mais sendo feitas. Essa é uma das principais reivindicações da categoria. “Já sabemos que nosso modelo de apenas entregar medicamentos não é mais eficiente”, observou Américo. Explicando que os auxiliares são necessários para que sejam realizadas as consultas sem que as farmácias sejam fechadas.

O conselheiro relatou também que desde que a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica foi extinta os profissionais convivem com dificuldades administrativas. “Estamos na categoria “14b” junto com diversas categorias que não são da saúde e isto dificulta na hora de negociação de salários e melhores condições de trabalho.”

“Por isso somos muito gratos ao Veterinário Francisco que abriu seu gabinete e ouviu nossas reivindicações. Está nos ajudando muito abrindo um espaço político para mostrarmos nossas dificuldades e articulando para podermos avançar na melhora da qualidade dos serviços de saúde prestados pela prefeitura municipal de Campo Grande”, finalizou.

Rúbia Sibele

Assessoria de Imprensa do Vereador