ícone whatsapp

Veterinário Francisco alerta sobre o perigo da ‘Febre Maculosa’

23.07.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Com mais de 36 anos de pleno exercício da medicina veterinária, o vereador Francisco Gonçalves de Carvalho, do Partido Socialista Brasileiro, voltou a demonstrar preocupação com o perigo da ‘Febre Maculosa’, doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Em entrevista ao Programa Giro Notícias – FM 92,3, usando como exemplo o que viu acontecer com a Leishmaniose, que hoje é endêmica no estado, realça que tal situação poderia ter sido evitada se houvesse a pronta intervenção da saúde pública.

“Fiz também um desabafo à época sobre a falta de vontade política de muitos para resolver questões que colocam em risco a saúde e as vidas humanas”, relatou Veterinário Francisco, cobrando agora ações que possam controlar a proliferação do carrapato estrela.

Ainda sobre a ‘Febre Maculosa’, Veterinário Francisco diz que o quadro não é diferente. Sugere uma ação conjunta entre Município, Estado e o Ministério da Saúde para controlar o transmissor dessa doença agressiva para o ser humano.

“As capivaras trazem risco. Temos que começar a pensar em parcerias com as universidades, com a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), para o controle da natalidade”, sugere o Parlamentar.

“Acho que a ‘Febre Maculosa’ somente será percebida quando vitimar uma pessoa importante da sociedade, muito embora eu seja adepto de que todas as pessoas são iguais”, pontuou preocupado Veterinário Francisco.

Assessoria de Imprensa do Vereador