ícone whatsapp

Veterinário Francisco alerta para risco da ‘febre maculosa’

26.06.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Com mais de 35 anos de atividade profissional em medicina veterinário, o vereador Francisco Gonçalves de Carvalho, do PSB, está preocupado com a proliferação de carrapatos em pontos de grande concentração de pessoas.

A preocupação do veterinário que está no exercício do primeiro mandato de vereador está fundamentada na doença que o carrapato pode transmitir para i ser humano: a febre maculosa. 

Febre maculosa (americana), tifo exantemático, febredo carrapato (Brasil), ou febre da carraça (Portugal), é uma doença incomum causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida pela picada de carrapatos ou fezes de piolhos.

De acordo com o Veterinário Francisco, a municipalidade precisa agir rapidamente para controlar os carrapatos nos locais onde é grande a população de capivaras citando como exemplo o Parque das Nações Indígenas.

O Parlamentar menciona que faz algum tempo o Dr. Renato Andreoli, da Embrapa, constatou a presença do transmissor da febre maculosa em todas as regiões da cidade. Veterinário Francisco que em Contagem já houve registro de quatro mortes além de outras 20 pessoas que estão em tratamento. 

“Estamos alertando para que o problema aqui mencionado não comprometa ainda mais a saúde pública, apesar dos esforços que estão sendo empreendidos pela administração municipal”, finalizou Veterinário Francisco, colocando-se à disposição para adoção de medidas em prol da saúde.

Assessoria de Imprensa do Vereador