ícone whatsapp

Vereadores votam Veto a projeto que institui vacinação domiciliar contra Covid-19 para idosos

07.05.2021 · 12:00 · Pauta

Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande votam, na sessão ordinária de terça-feira (11), Veto do Executivo ao Projeto de Lei 9.986/21, que institui o programa de vacinação domiciliar para idosos restritos aos domicílios do Município de Campo Grande para combate epidemiológico da Covid-19. A proposta é dos vereadores Junior Coringa e João César Mattogrosso, sendo aprovado ainda no começo de março.   

A proposta considerava para a imunização idosos acima de 75 anos incapazes de sair de suas casas sozinhos ou que se locomovam apenas nos arredores da vizinhança. A solicitação para vacinação deveria ser feita à unidade de saúde. Na proposta, ao justificar o Veto, a prefeitura alegou violação de regras de iniciativa, bem como inviabilidade técnica manifestada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). 

No argumento para o Veto, a Sesau esclareceu sobre a estratégia de vacinação adotada para pacientes acamados, totalizando quase 1,4 mil imunizados em casa. Essa vacinação contou com apoio da Câmara de Vereadores, com cedência de veículos e motoristas para levar as equipes da saúde até as residências dos moradores que não tinham como se deslocarem até os pontos de imunização. No entanto, a prefeitura justificou a dificuldade para incluir todos os idosos nas faixas etárias mencionadas no projeto, apresentado e votado quando a imunização estava em outra etapa na Capital. 

Palavra Livre – Durante a sessão, o diretor escolar do Centro de Educação Especial Girassol (Cedeg/Apae), Hugo Jader Monteiro Cardoso, falará na Tribuna sobre o trabalho da instituição. O convite para falar do assunto foi feito pelo vereador Clodoilson Pires. A entidade atende 400 alunos com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências (deficiência múltipla) e autismo. O atendimento da escola é gratuito e começa a partir do nascimento, contando com equipe multidisciplinar.

Acompanhe – Os vereadores retomaram as sessões presenciais no Plenário Oliva Enciso, adotando todas as medidas de biossegurança, como distanciamento e uso de máscaras. As sessões continuam fechadas ao público, sendo liberada a presença apenas de assessores. A população pode acompanhar a transmissão ao vivo da sessão ordinária, às 9 horas, pelo Facebook (https://www.facebook.com/camaracgms) ou canal no Youtube  (https://www.youtube.com/camaramunicipalcg) da Casa de Leis. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal