ícone whatsapp

Vereadores votam criação de Frente Parlamentar, três projetos de lei e um veto nesta terça-feira

15.06.2022 · 12:00 · Pauta

Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande votam três projetos de lei, projeto para criação de Frente Parlamentar e um veto parcial do Executivo, durante a sessão ordinária de terça-feira (21). 

Em única discussão, será votado o Projeto de Resolução 493/22, que institui a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e de Defesa das Microempresas, das Empresas de Pequeno Porte, dos Microempreendedores Individuais e das Cooperativas. A Frente será composta mediante livre adesão pelos vereadores e terá um coordenador e um secretário, eleitos para o mandato de um ano. A proposta é do vereador Dr. Victor Rocha.

Já em segunda discussão, será votado o Projeto de Lei 10.254/21, que institui a obrigatoriedade de reservar programação dedicada exclusivamente às pessoas com deficiência e suas famílias, denominada “Festividade Inclusiva” nas festividades comemorativas em Campo Grande. A proposição é do vereador Silvio Pitu e prevê essa programação exclusiva em festas juninas, natalinas, entre outras. 

Também será votado o Projeto de Lei 10.374/21, do vereador Ronilço Guerreiro, que dispõe sobre a criação do programa “Empresa Amiga da Leitura” de Campo Grande. O programa busca estimular as empresas a efetuarem doações de livros para a biblioteca de escolas municipais e para projetos cadastrados junto ao Município de incentivo à leitura.

Os vereadores votam ainda, em segunda discussão, o Projeto de Lei 10.387/21, que institui o Festival Encontro de Etnias no calendário oficial do Município de Campo Grande. A proposta é do vereador Otávio Trad e prevê a celebração anualmente no mês de agosto durante as comemorações oficiais do aniversário da capital. O objetivo, conforme o projeto, é resgatar e valorizar a cultura dos povos que participaram da construção da identidade cultural de Campo Grande, como Paraguaios, Japoneses, Portugueses, Árabes, Italianos, Espanhóis, Alemães, Bolivianos, Indígenas, Quilombolas e outros; preservar as tradições das comunidades étnicas locais, além de promover o encontro dos grupos étnicos da cidade, com a valorização e visibilidade de seu legado histórico, cultural e de suas tradições.

Ainda será votado, em única discussão, o veto parcial ao Projeto de Lei 10.287/21, que institui, no calendário oficial de eventos do Município de Campo Grande, o “Campeonato Municipal de Futebol Amador”. A proposta é dos vereadores Papy, Betinho, Carlos Augusto Borges, o Carlão, e Ronilço Guerreiro. O veto refere-se ao parágrafo 1º do artigo 1º, que trata do período em que as competições serão realizadas, entre os meses de março e novembro.  Ainda, há o veto que incumbe ao poder público a organização do campeonato, considerando invasão de competência. 

Palavra Livre – Durante a sessão, a convite do vereador Otávio Trad, o advogado Daniel Henriques de Menezes falará na Tribuna sobre a importância da divulgação dos direitos das pessoas com câncer em Campo Grande. 

Acompanhe – As sessões ordinárias acontecem às terças e quintas-feiras, às 9 horas, na Câmara Municipal, na Avenida Ricardo Brandão, 1.600. É possível acompanhar presencialmente, lembrando que na Casa de Leis o uso de máscaras está sendo obrigatório. Também é possível assistir a transmissão pelas redes sociais, no Facebook ou canal do Youtube da Câmara.

Milena Crestani

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal