ícone whatsapp

Vereadores participam de marco inicial da vacinação de profissionais da linha de frente contra COVID-19

22.01.2021 · 12:00 · Câmara Participativa

Os vereadores Carlão (presidente da Casa de Leis), João César Mattogrosso, Papy, Clodoilson Pires e Dr. Sandro Benites participaram na manhã desta sexta-feira (22), na Clínica da Família – USF Dra. Márcia de Sá, no bairro Nova Lima, da cerimônia oficial do marco inicial de vacinação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à COVID-19 nas unidades básicas de saúde.

A primeira profissional de saúde a ser imunizada foi a técnica em Enfermagem, Silvia Martins Santana dos Santos, servidora municipal da Prefeitura concursada desde 1988. Silvia possui 32 anos de serviço público e há 13 anos trabalha na unidade de saúde da família no bairro Nova Lima. “Isso é um marco na nossa realidade, a gente se sente mais seguro em fazer a vacina e é uma satisfação estar participando. A gente fica muito feliz em saber que tem mais esse meio de nos proteger, a gente se sente mais protegido. Hoje acordei muito para chegar e tomar a vacina e participar dessa campanha. Estou muito feliz. Ser vacinada hoje significa uma esperança. A gente sabe que vai ser imunizada, ser protegido. Isso é uma esperança para nós. Estamos muito felizes”, avaliou Silvia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, hoje serão imunizados 73 profissionais da atenção primária de saúde que atuam na Clínica da Família no bairro Nova Lima. A previsão é de que até a próxima terça-feira (26) estejam vacinados todos os profissionais que atuam na linha de frente nas 72 unidades básicas de saúde. Desde que a vacina chegou em Campo Grande já foram imunizados até o momento 5.375 pessoas, entre idosos institucionalizados e profissionais da saúde.

Para o vereador Papy, que acompanhou o marco inicial de vacinação dos profissionais de saúde, o apoio da Câmara auxiliando no transporte das vacinas, dando suporte logístico à distribuição das doses é importantíssimo neste momento. “A participação da Câmara é extremamente importante e necessária, haja vista que, neste momento, a gente precisa da união de todos os poderes e de todo mundo que possa colaborar para o enfrentamento da COVID-19. A Câmara em outras oportunidades já apoiou a Secretaria de Saúde do município na logística das entregas das vacinas de H1N1 e desta vez repete essa mesma estratégia, que já no passado deu muito certo. Imagino que sociedade, órgãos públicos e os poderes trabalhando de forma coletiva, a gente vai enfrentar e vencer a COVID-19 o mais rápido possível”, destacou o parlamentar.

O secretário José Mauro Filho destacou também a importância do apoio logístico dado pela Câmara de Vereadores. “É muito importante essa união, só ontem foram vacinados 24 asilos, com a participação dessa ajuda que a Câmara Municipal deu à Secretaria Municipal de Saúde, foram destinados 10 veículos aos quais pode utilizar essa estratégia de equipes volantes para que pudessem fazer essa imunização ao mesmo tempo. Ontem foram imunizados em torno de 800 idosos devido essa estratégia”, alegou.

Segundo a vice-prefeita, Adriane Lopes, “esse momento da imunização é um dos momentos mais esperados para Campo Grande, hoje temos mais de 5 mil pessoas já vacinadas na nossa cidade entre profissionais de saúde e idosos em residências de longa permanência. Nós estamos nesta primeira fase e aqui hoje nessa unidade nós estamos concretizando o início da imunização na atenção primária. Para nós é um avanço, uma vantagem. Estamos aguardando o Ministério da Saúde anunciar essa segunda fase, que nós acreditamos que logo teremos a notícia de quantas doses Campo Grande vai receber”, afirmou.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal