ícone whatsapp

Vereadores lançam documentário no dia 31 de outubro para falar da prevenção do câncer de mama

29.10.2019 · 12:00 · Outras Notícias

Neste mês, a Câmara de Vereadores apoiou a Campanha do Outubro Rosa, uma campanha de adesão mundial para alertar sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Diante disso, o Legislativo Municipal produziu um documentário para contar a história de luta de mulheres contra a doença, além de mostrar o caminho para a rede de atendimento no Sistema de Saúde Público do município.

O documentário será lançado no dia 31 de outubro, para lembrar que não é só no mês de outubro que temos que falar de prevenção, mas o ano todo deve ser tratado sobre a importância da realização dos exames preventivos para redução da mortalidade do câncer de mama e do colo de útero.

De acordo com a médica radiologista, Ruth Bonini, o exame de mamografia é o único exame de imagem que, comprovadamente, é capaz de reduzir a mortalidade pelo câncer de mama. ”Nos países que ele tem sido empregado já reduziu 30 % a mortalidade por esse tipo de câncer, que é o câncer mais comum nas mulheres no mundo todo. Então, o câncer de mama é um problema de saúde pública, porque atinge muitas mulheres, infelizmente, muitas mulheres ainda morrem do câncer de mama, então temos que fazer a mamografia”, alertou.

Já segundo o médico oncologista, Fabricio Colacino, o Papanicolau ou Preventivo deve ser feito pelas mulheres a partir da primeira relação sexual para detectar o câncer de colo do útero. “Não dá para esperar sintomas para fazer o Papanicolau, tem que se fazer rotineiramente todos anos, após a primeira relação sexual, para que seja feita a coleta do material do colo do útero e análise no microscópio”, explicou. 

A Procuradoria da Mulher, composta pelas vereadoras Enfermeira Cida e Dharleng Campos, abraçou a campanha, juntamente, com todos os vereadores da Casa de Leis para disseminar a informação, através do documentário, para todas as mulheres e para toda a sociedade sobre a importância da temática. Além disso, o prédio da Casa de Leis está iluminado de rosa durante todo o mês para simbolizar a luta contra os cânceres de mama e colo uterino, os tipos de cânceres que mais atingem as mulheres.

A vereadora Enfermeira Cida destacou a importância do documentário para a disseminação da informação para a sociedade. “O documentário vai estar disponível para todas as pessoas assistirem, agradeço todas as mulheres e homens que se dispuseram a dar seu depoimento”, disse.

Para a vereadora Dharleng Campos, todos os meses do ano são necessários para falar de prevenção. “As mulheres deveriam entender a importância de se cuidar, não é só o mês de outubro o mês de conscientização e, sim, todos os meses do ano”, disse.

Para o presidente da Casa de Leis, Prof. João Rocha é preciso falar sobre a doença para ter coragem de enfrentá-la. “Quando nos debruçamos em cima do Outubro Rosa, mobilizando a sociedade, fazendo um trabalho de conscientização para a importância dos exames preventivos é porque essa doença é extremamente ingrata. E para combatê-la precisamos falar abertamente sobre ela, falar de câncer, não ter vergonha de falar o nome, não ter medo de falar o nome para você ter coragem de enfrentar”, ressaltou.

Serviço – O documentário estará disponível no dia 31 de outubro nas plataformas digitais da Câmara de Vereadores: Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin, Site e Youtube.

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal