logo
10.11.2015 · Eventos
Vereadores lançam campanha "Novembro Azul"
c8df8c3ef517bec5e7cdae2fc627a653

A Câmara Municipal de Campo Grande abriu oficialmente nessa terça-feira (10) as ações do “Novembro Azul”, que visa a prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem.

 

A sessão ordinária dessa terça-feira (10) contou com a participação do Dr. Ari Miotto Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, que fez uso da Tribuna para discorrer sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

 

A convite dos vereadores Dr. Cury e Flávio César, Dr. Miotto destacou que a campanha iniciada na Austrália em 2003 foi trazido até o Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia em 2012 tendo em vista a falta de conscientização da prevenção de inúmeras doenças. “Vale destacar que no Brasil 50% dos homens não faziam consulta urológica de rotina, por isso a importância do Novembro Azul. A doença prostática, principalmente o câncer, atinge 1 homem a cada 8 minutos no nosso país. Só em 2014 foram 70 mil novos casos. Temos uma morte a cada 40 minutos. O câncer de próstata tem 90% de curar o paciente quando descoberto precocemente. Aí entra o papel do Novembro Azul, do ponto de vista prático, de orientar todos os homens para buscarem a consulta preventiva”, afirmou.

 

Ainda segundo o médico, “o grupo de maior risco são aqueles que já tem histórico na família e pessoas da raça negra, que tem cânceres mais agressivos e podem acometer mais precocemente. Esses dois grupos que tem que ficar mais atentos. Esses homens devem ser avaliados a partir dos 45 anos e os outros a partir dos 50 anos. É preciso essa avaliação porque o câncer de próstata não dá sintoma na fase inicial, que é a fase curativa, não dá nenhum sintoma. O paciente vai urinar bem, não vai ter dor, não vai ter sangramento e tem mais de 90% de cura. Quando manifesta sintoma a possibilidade de cura diminui, o tratamento fica mais difícil. Para prevenir é recomendado também diminuir a ingesta de gordura animal, que está relacionada ao aumento do número de casos”, destacou o Dr. Miotto.

 

Na sessão da última terça-feira (3) foi aprovado Projeto de Lei n° 8.152/15, de autoria dos vereadores Dr. Cury, Flávio César, José Chadid e Magali Picarelli, que institui no âmbito do município de Campo Grande/MS o mês “Novembro Azul”, dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem. 

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.