logo
28.04.2022 · Pauta
Vereadores aprovam três projetos, mantêm um veto e derrubam outro na sessão desta 5ª
img_7476_ver_carlo_fto_izaias_medeiros

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, na sessão desta quinta-feira (28), três projetos, sendo um decreto legislativo, mantiveram um veto do Poder Executivo e derrubaram outro.

Em regime de urgência, foi aprovado o projeto de decreto legislativo 2.364/22, do vereador Tiago Vargas, que concede o título de “Visitante Ilustre” ao apóstolo e escritor Luiz Hermínio dos Santos, que estará em Campo Grande para uma conferência voltada ao público cristão, no ministério Atos de Justiça.

Em única discussão e votação, os vereadores derrubaram o veto total ao projeto de lei 9.970/21, dos vereadores Papy, Ronilço Guerreiro e William Maksoud, que obriga o Poder Executivo a disponibilizar e publicitar adesivos indicativos “Aqui Mora uma Pessoa Autista”.

No entendimento da Prefeitura, a obrigatoriedade carregava vício formal “por violação de regras de iniciativa, ao criar obrigações a serem cumpridas pela administração municipal”.

Por outro lado, foi mantido o veto ao projeto de lei 10.064/21, dos vereadores Gilmar da Cruz e Dr. Victor Rocha, que dispõe sobre a aplicação de penalidade pela prática de elevação abusiva de preços enquanto vigorar a situação de calamidade pública no município.

Neste caso, conforme a Prefeitura, trata-se de competência privativa da União legislar sobre direito penal, “bem como invade indubitavelmente a órbita de competência do chefe do Executivo local, ao dispor sobre organização administrativa, estando, portanto, eivado de inconstitucionalidade”.

Projetos de lei - Os vereadores ainda aprovaram, em primeira discussão e votação, o projeto de lei 10.206/21, de autoria dos vereadores Otávio Trad e Júnior Coringa, que autoriza o Poder Executivo Municipal a criar o Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural do Bairro Mata do Jacinto.

E, por fim, o projeto de lei 10.278/21, que institui no Calendário Oficial de Eventos da Capital o Campeonato Campo-Grandense de Jogos Eletrônicos. A proposta é assinada pelos vereadores Papy e Dr. Victor Rocha.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.