ícone whatsapp

Vereadores aprovam em primeira votação projeto de Ronilço Guerreiro que cria o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson

18.11.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

Foi aprovado em primeira discussão e votação o projeto de lei nº 10.289/21 de autoria do vereador Ronilço Guerreiro que institui em Campo Grande o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson, também denominado “Tulipa Vermelha” ou “Abril da Tulipa Vermelha”. O projeto volta a pauta na próxima sessão da Câmara Municipal para segunda discussão e votação.

Pelo projeto fica instituído no calendário de comemorações oficiais da Capital o Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson e a escolha do mês segue o calendário mundial, já que no dia 11 de abril é comemorado o Dia Mundial do Parkinson.

No último mês de setembro o vereador perdeu seu pai, José Roberto de Oliveira, em decorrência de complicações do Parkinson, por isso propõe que anualmente o mês de abril seja voltado para divulgação de informações e conscientização sobre a Doença de Parkinson, seus sintomas, tratamento e ações que visem à promoção do bem-estar e da qualidade de vida de seus portadores.

“Uma das consequências que pode levar a morte é a questão da broncoaspiração, ou seja, como quem tem Parkinson fica com a deglutição comprometida, alimentos e saliva podem ser ingeridos por via respiratória e consequentemente levar a morte, como foi o caso do meu pai. Assim como minha família, muitas outras sofrem com essa doença e não contam com acesso fácil às informações e conscientização. Muitas vezes, sabendo como agir, podemos até melhorar o atendimento e qualidade de vida de quem está sofrendo”, comentou Guerreiro.

Entre os objetivos apresentados na proposta do projeto de lei estão: inserir na comunidade a temática da conscientização sobre a Doença de Parkinson; despertar os diversos profissionais para o fato de que seus diferentes conhecimentos podem contribuir para retardar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes; promover a divulgação de informações e o amplo debate sobre a Doença de Parkinson e seus sintomas, como meio de levar as pessoas ao conhecimento do acometimento precoce e de evitar situações constrangedoras e discriminatórias vivenciadas por portadores da patologia; entre outros.

Assessoria de Imprensa do Vereador