ícone whatsapp

Vereadora Enfermeira Cida ministra palestra para alunos do curso de técnico em enfermagem do Cegran

27.05.2019 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Proponente da Lei Municipal nº 5.935/17 que institui a Semana de Prevenção de Queimaduras, a vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros) tem o compromisso de levar o assunto de grande relevância para a sociedade. Na sexta-feira (24) a parlamentar ministrou duas palestras para alunos do curso de técnico em enfermagem, da Escola Cegran (Centro de Ensino Campo-grandense).

Durante a palestra sobre “Prevenção à queimaduras” que foi ministrada no período da manhã, Enfermeira Cida falou sobre queimaduras de 1º, 2º e 3º grau, contou um pouco da experiência que viveu por mais de 20 anos no setor de queimados da Santa Casa. “A prevenção a queimaduras é um assunto que contempla a todos, mas falar de queimaduras para alunos que em breve serão técnicos em enfermagem, tem um valor diferente, pois esses alunos irão pôr em prática os conhecimentos que estão adquirindo” concluiu.

“A queimadura é uma patologia que deixa marcas no corpo e na alma para sempre, por isso acredito que devemos falar e divulgar para prevenir e auxiliar quem vai cuidar de um queimado, a queimadura pode acontecer em qualquer lugar. Foi pensando nesta patologia que pode ser evitada que criei a Lei, para que esse assunto seja levado às escolas, faculdades e onde mais eu tiver oportunidade de falar, levando informações para a prevenção de todos” explicou a parlamentar.

No período noturno, a vereadora enfermeira Cida, ministrou a palestra “Como cuidar de quem cuida”, levando aos alunos, que em breve serão profissionais da área da enfermagem, a fazerem uma avaliação e uma autocrítica do cuidado que devem ter consigo mesmo. “O profissional tem que estar bem para cuidar do outro, por isso lutamos por acompanhamento psicológicos para os profissionais, melhores condições de trabalho, piso salarial digno e carga horaria justa para todos” declarou Cida.

Após a palestra a vereadora apreciou os trabalhos dos alunos, que estavam disponíveis. Temas relevantes como doenças sexualmente transmissível, distribuição de preservativos, atuação dos técnicos em enfermagem durante o parto, a importância da vacina, demonstrações dos graus das queimaduras entre outros temas relacionados à saúde.

Maria Pereira

Assessoria de Imprensa da Vereadora